ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Papa Francisco nos convida a refletir neste 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais sobre o tema “Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: Para uma Comunicação Plenamente Humana”, que será celebrado em 12 de maio.
Tradicionalmente, o tema é anunciado em 29 de setembro, festa litúrgica dos Santos Arcanjos, na qual celebramos São Gabriel, padroeiro dos comunicadores. A mensagem é então publicada em 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales.
Este ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais é dedicado à Inteligência Artificial e à sabedoria do coração. Segundo o Papa Francisco, “somente recuperando uma sabedoria do coração poderemos compreender verdadeiramente a novidade do nosso tempo e trilhar o caminho para uma comunicação plenamente humana”.
Em um mundo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, nossa reflexão deve partir do coração humano. O Pontífice nos exorta a dotar-nos de um olhar espiritual, a recuperar uma sabedoria do coração para interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação verdadeiramente humana.
Essa sabedoria do coração é um dom do Espírito Santo, que nos permite enxergar as coisas com os olhos de Deus, compreender suas interligações, situações e eventos, e descobrir seu significado. Sem essa sabedoria, a existência se torna insípida, pois é ela que dá sabor à vida.
Neste caminho, somos chamados a comunicar com o coração no ambiente digital. Não devemos nos limitar à técnica das plataformas disponíveis, mas abrir nosso olhar para uma comunicação verdadeiramente humana, enraizada na sabedoria do coração.
Nos últimos anos, o Papa tem orientado os comunicadores a valorizarem cada pessoa e a criarem relacionamentos genuínos, mesmo no ambiente digital. Esta jornada nos leva a temas como “Para que possas contar e fixar na memória – A vida faz-se história” (2020), “Vem e verás – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são” (2021), “Escutar com o ouvido do coração” (2022), e “Falar com o coração – Testemunhando a verdade no amor” (2023), culminando no tema de 2024: “Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: Para uma Comunicação Plenamente Humana”.
Seguindo esse percurso delineado pelo Papa, podemos alcançar uma comunicação verdadeiramente humana, rica em relacionamentos autênticos e não apenas conexões superficiais.
Comments0