ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A partir do Concilio Vaticano II e da Conferência Latino Americana de Medellin, a catequese no Brasil recebe um grande impulso, e inúmeros são os documentos produzidos tanto pela CNBB, quanto pelos Regionais, Dioceses e Arquidioceses.
Um dos principais documentos publicados que deu novo rosto à Catequese no Brasil foi o Documento “CATEQUESE RENOVADA – Orientações e conteúdo” (26) – CNBB – 1983.
Com este documento a catequese assumiu alguns eixos centrais: a Bíblia como texto principal; o método Ver – Julgar – Agir; os momentos celebrativos; o princípio de interação fé e vida; o valor e a importância da caminhada da comunidade de fé como ambiente e conteúdo de educação da fé. (cf. Diretório Nacional da Catequese n.12).
Nesse mesmo ano, 1983, é formado o GRECAT – Grupo Nacional de Reflexão Catequética, que vai aprofundar os temas da Catequese renovada e produzir muitos outros documentos que vão abrindo novos caminhos para uma catequese mais enraizada na vida.
Como a relação dos documentos sobre a Catequese no Brasil é grande, neste primeiro momento vamos apenas apresentar esses documentos de forma sucinta, para posteriormente falarmos sobre cada um deles.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC) – CNBB
O Catecismo apresenta com fidelidade e de modo orgânico o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do Povo de Deus. TEXTOS E MANUAIS DE CATEQUESE: orientações sobre sua elaboração, análise e avaliação – Estudos CNBB 53 – 1987
PRIMEIRA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE – Estudos CNBB 55 – 1987
FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS: critérios pastorais – Estudos CNBB 59 – 1990
ORIENTAÇÕES PARA A CATEQUESE DE CRISMA – Estudos CNBB 61 – 1991
CATEQUESE PARA UM MUNDO EM MUDANÇA – Estudos CNBB 73 – 1994
O HOJE DE DEUS EM NOSSO CHÃO – Estudos CNBB 78 – 1998
COM ADULTOS, CATEQUESE ADULTA – Estudos CNBB 80 – 2001
ITINERÁRIO DA FÉ NA ‘INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS’ – Estudos CNBB 82 – 2001
SEGUNDA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE – Estudos CNBB 84 – 2002
CRESCER NA LEITURA DA BÍBLIA – Estudos da CNBB 86 – 2003
LER A BÍBLIA COM A IGREJA: comentário didático popular à Constituição dogmática DEI VERBUM – Projeto Nacional de Evangelização ” Queremos ver Jesus…” – 2004OUVIR E PROCLAMAR A PALAVRA: SEGUIR JESUS NO CAMINHO – a catequese sob a inspiração da Dei Verbum – Estudo CNBB 91 – 2006
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE – Documento 84 da CNBB – 2006.
Este é um Documento muito importante, pois trata da natureza e finalidade da catequese, traça critérios de ação catequética, orienta, coordena e estimula a atividade catequética nas diversas regiões. Ele
pretende delinear uma catequese litúrgica, bíblica, vivencial, profundamente
ligada à mística evangélico-missionária, mais participativa e comunitária”(cf. na
Introdução do DNC).
CATEQUISTAS PARA A CATEQUESE COM ADULTOS – processo formativo – Estudo CNBB 94 – 2007
MINISTÉRIO DO CATEQUISTA – Estudo CNBB 95 – 2007
SOU CATÓLICO – Vivo a minha Fé – Subsídio nº 2 da CNBB
CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO – Texto Base – Ano Catequético Nacional – 2008.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ – Um processo de inspiração Catecumenal – Estudo 97 da CNBB – 2009 – Este estudo é um desdobramento do Diretório Nacional de Catequese e do Documento de Aparecida.
TERCEIRA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE – “Iniciação à vida cristã” – Comissão Episcopal pastoral para a animação Bíblico-Catequética – CNBB – 2009
YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica – Paulus – 2012
O Catecismo Jovem aborda, em linguagem juvenil, toda a fé católica tal como apresentada no CIC, sem, no entanto, ambicionar a totalidade oferecida por este. Ele traz também, comentários que pretendem dar aos jovens um auxílio suplementar na compreensão e no significado existencial das questões tratadas. Além disso, oferece outros elementos complementares como imagens, definições sintéticas, citações da Sagrada Escritura, etc.
COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA – CNBB – 2012
O Compêndio é uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, de forma a constituir, uma espécie de Vade-mécum, que permita às pessoas, aos crentes e não crentes, abraçar, em uma visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.
ITINERÁRIO CATEQUÉTICO – “Iniciação à Vida Cristã – um Processo de Inspiração Catecumenal” – Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética – 2014
O Itinerário Catequético apresenta orientações para um caminho possível a ser feito em todas as realidades do nosso território nacional, oferece orientações que possam iluminar a Pastoral Bíblico-Catequética, indica orientações que possibilitem a concretização de uma verdadeira Iniciação à Vida Cristã e, por fim, é “um processo de inspiração catecumenal”, recuperando a mística que vem da experiência catecumenal da Igreja primitiva, tornando-a inspiração para desencadear um verdadeiro processo de educação da fé nos nossos tempos de mudança de época.
DOCAT – Como agir? – CNBB / Paulus – 2016
Transformar a sociedade com a força do Evangelho de fato sempre foi um desafio para os cristãos ao longo da história, sobretudo aos jovens, que não raras vezes estão submersos em uma cultura e valores contrários à nossa fé. Por isso, chegou para nós o DOCAT, que seguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, é uma ferramenta de formação inspirada e pensada para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social. Com uma linguagem dialógica com perguntas e respostas, o DOCAT é uma adaptação atraente e ilustrativa do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, é um pequeno manual dos Ensinamentos Sociais da Igreja: “DO” vem do verbo “fazer” enquanto o “CAT” vem de “Catecismo”.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ – Itinerário para formar Discípulos Missionários – Documento 107 da CNBB – 2017
Esse é o documento que foi aprovado pelos Bispos do Brasil, reunidos na 55ª Assembleia Geral da CNBB, que refletiram sobre o tema central das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 a 2019). Uma das prioridades dessas Diretrizes é a Igreja como casa da iniciação cristã, o que levou a urgente questão da iniciação cristã na Igreja ser discutido como tema central nessa 55ª Assembleia. Como fruto dessa Assembleia, o documento que foi aprovado sobre a “Iniciação à Vida Cristã” agora já está publicado e buscará inspirar a Igreja no Brasil a repensar uma nova forma de fazer a catequese mais integrada com a liturgia.
_____________________________________________________________________
A partir de 2007, a CNBB publicou os Cadernos da coleção “Catequese à Luz do Diretório Nacional de Catequese”, uma publicação em linguagem popular dos temas do Diretório, elaborados pelo GRECAT – Grupo de Reflexão Catequética. Essa coleção conta com 7 cadernos:
Por Editora Vozes
Comments0