ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade por meio da Lei nº 5.063, de 1966. Na Teologia, a caridade é conhecida como a qualidade moral e espiritual que leva o amor a Deus e ao próximo.
A caridade complementa a fé e a esperança. De acordo com o Catecismo nº 1829, “a caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia; exige a beneficência e a correção fraterna; é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão”.
Ajudar o próximo é um ato de carinho, de amor, de bondade e pode estar presente em simples ações do nosso dia a dia. A caridade não é invejosa, não é interesseira, não é presunçosa, nem se incha de orgulho, é o que diz São Paulo na primeira carta aos Coríntios 13, 1-13.
Realizar a caridade é auxiliar alguém sem esperar receber nada em troca, ou seja, é um ato altruísta. Esta data também é uma oportunidade de refletir sobre a solidariedade, um dos valores que permeiam todo o trabalho desenvolvido pela Pró-Saúde, durante os 51 anos de história da entidade.
Que a caridade e o amor fraterno sempre estejam presentes em nossos corações!
Abraços fraternos,
Por Dom Eurico dos Santos Veloso – Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG), via Catequese católica
Comments0