ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, uma das maiores manifestações culturais e religiosas da cidade de Angra dos Reis, se encerrou neste final de semana, é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, que incentiva a cultura e busca manter as raízes e tradições culturais do município.
Este ano, a festa está sendo realizada do dia 10 de maio até 20 de maio (Dia de Pentecostes) com uma extensa programação religiosa e cultural nas igrejas do Centro e no Cais de Santa Luzia, onde foi montado o Império e o palco para as atrações culturais
A festa celebra Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos 50 dias após a Páscoa.
Neste ano, o Menino Imperador foi Pedro Henrique Reis do Nascimento, morador do Morro da Fortaleza, que faz parte da catequese na Igreja Matriz. As festeiras foram Neusa da Conceição Fonseca e Fátima da Conceição Fonseca.
Ainda na sexta-feira, após outros compromissos do Menino Imperador, o dia se encerra na Igreja com a Santa Missa, que foi celebrada pelo pároco Frei João Paulo e há ainda a coroação do Menino.
No sábado, dia 27, aconteceu o últmo dia da novena que teve como tema “Espírito Santo de Deus, envia- me para anunciar as Vossas maravilhas” conduzida por Frei Jefferson, O.Carm. Estavam também presentes, os freis Adailson Quintino, Prior Provincial. Frei Janicio, Frei João, além do nosso pároco Frei João Paulo e os diáconos, Nei e José Evilasio. A Igreja estava repleta e o povo de Deus unido num só coro, que cantou e rezou clamando o Espírito Santo. Ao final da Celebração Eucarística, Frei João Paulo, lembrou que esses 9 dias de novena foi um verdadeiro retiro espiritual.
O grande dia de Pentecostes começou cedo. Com a Santa Missa, às 7h, celebrada por Frei Jefferson, seguido de um café festivo na Praça da Matriz. A missa das 10h foi celebrada pelo Prior Provincial, Frei Adailson, e em seguida o Menino Imperador e seu Séquito visitaram o Asilo São Vicente de Paula. Os idosos receberam fraldas geriátricas que foram doadas pelo fiéis durante a novena como gesto concreto de solidariedade.
A última missa do dia aconteceu às 16h e foi celebrada pelo bispo Dom José Ubiratan. Logo após, houve a Procissão do Divino Espírito Santo.
Comments0