ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Alegria por estarem num caminho de descobrimento da vontade de Deus para as suas vidas foi o sentimento que marcou mais um encontro vocacional da Província Carmelitana de Santo Elias, desta vez na cidade de Itu (SP). Os jovens estiveram reunidos com a equipe da Promoção Vocacional nos dias 21, 22 e 23 de setembro.
No primeiro dia do encontro rezaram o Terço Mariano juntos e tiveram um encontro fraterno em seguida. O amor à Virgem do Carmo é inerente da vocação carmelita, assim como a vida em comunidade. Não se pode compreender o Carmelo sem a presença viva de Maria. Outro elemento fundamental do ser carmelita é o da fraternidade, mas uma fraternidade orante. Assim se expressam as atuais Constituições: “Como fraternidade contemplativa, buscamos o rosto de Deus e servimos a Igreja no coração do mundo ou, eventualmente, na solidão eremítica”.
No sábado, as atividades do dia tiveram início com a oração. A espiritualidade do Carmelo é a espiritualidade da união com Deus ou a intimidade divina. A união com Deus é a maneira de ser e de atuar do Carmelo, tanto em seu interior como no apostolado externo. É a ideia central de seu programa de vida, que está organizado em função desse fim.
Depois houve o café da manhã e em seguida, duas palestras: uma sobre a vivência da fraternidade e outra sobre o serviço. São dois aspectos que se completam como dois lados da mesma medalha. A vida de fé em comunidade e o trabalho em equipe dão consistência e conteúdo à Palavra que se anuncia e à luta que se trava.
Na raiz de nossa missão está Jesus, o enviado do Pai. É ele quem nos convida e envia (Jo 20, 21). Ele é o modelo de todo missionário. O missionário carmelita em primeiro lugar une-se a Jesus, busca ter o Espírito de Cristo, e constitui uma equipe. Num segundo momento revela o Pai, é testemunha de Jesus e assume a luta que o Senhor iniciou contra os demônios, isto é, os poderes do mal que estragam a vida do povo e a empobrecem.
Após o almoço os participantes ouviram outra palestra, desta vez sobre o tema “Oração”. Em seguida, houve organização para o recreio, mais um momento de vivência da fraternidade, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Lectio Divina.
O domingo foi marcado pela Santa Missa, oração, partilha de vida e finalizado com um almoço.
Comments0