ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Santa Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, o próprio Cristo, o Pão vivo. Através da Eucaristia, entramos em comunhão com Deus, com a Igreja e com nossos irmãos. A Eucaristia é o sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele institui para que fosse celebrado até o fim dos tempos.
Nela se explicita o sacrifício de Cristo na Cruz, onde o Senhor se oferece por nossos pecados. Cada vez que se celebra uma Eucaristia é como se abrisse uma janela no tempo e se repetisse aquele ato de entrega de Cristo na Cruz.
Por isso, chamamos de memorial do sacrifício de Cristo, porque realmente aquele sacrifício se torna presente e atual sobre o altar de cada igreja, durante a Santa Missa.
A Eucaristia fortalece nossa fé, esperança e caridade, nos cobrindo com a graça que vem do alto e nos preparando para um dia chegarmos à vida eterna.
A Instituição da Eucaristia
Cristo a instituiu na Quinta-feira Santa “na noite em que ia ser entregue” (1 Cor 11,23), durante a Última Ceia que celebrou com os seus Apóstolos.
As palavras que Cristo pronunciou são as mesmas que o sacerdote pronuncia no momento da consagração: “Tomai todos e comei…”,“Tomai todos e bebei…”. Os três Evangelhos sinóticos e o apóstolo São Paulo relataram a instituição da Eucaristia. São João não a relata, mas apresenta Cristo como o Pão Vivo, que desceu do céu (ver Jo 6), fazendo uma alusão explícita ao sacramento.
Concluindo a consagração do pão e do vinho no seu Corpo e Sangue, Cristo diz: “Fazei isto em memória de mim”. Ele quer que esse sacrifício seja perpetuado até que Ele volte. Assim, em cada canto do mundo onde é celebrada uma Missa, Cristo se faz presente e os cristãos entram em comunhão entre eles (lembremos que a mesma liturgia é celebrada em todo o mundo).
Nomes e celebração da Eucaristia
Por ser imensamente rico, esse sacramento possui diversos nomes que expressam aspectos particulares. Os nomes mais comuns são: Eucaristia, Santa Missa, Ceia do Senhor, Fração do pão, Celebração Eucarística, Santo Sacrifício, Santa e Divina Liturgia, Santos Mistérios, Santíssimo Sacramento do Altar e Santa Comunhão.
Desde os inícios, os discípulos já se reuniam para a “fração do pão”. São Justino Mártir no século II já descrevia na celebração da Eucaristia dois elementos essenciais que perduram até os dias de hoje: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Durante a Santa Missa, os fiéis se alimentam do Pão da Palavra e do Pão da Eucaristia.
Muitos cristãos foram martirizados porque foram encontrados celebrando a Eucaristia. Hoje em dia ainda existem mártires da Eucaristia.
Por que eles morriam felizes? Porque encontravam nela o sentido de suas vidas. Hoje em dia é triste constatarmos que a diferença entre os que se dizem católicos e os que participam da Santa Missa nos domingos é imensa. Talvez nos falte compreender melhor a centralidade da Eucaristia em nossas vidas. A Eucaristia é o coração da Igreja: a Igreja vive da Eucaristia.
Adoremos o Santíssimo Sacramento, guiados por Maria
Outra forma de se celebrar a Eucaristia é a adoração ao Santíssimo Sacramento. Após a consagração, o Santíssimo é reservado no sacrário. A prática da adoração ao Santíssimo (em especial quando ele é exposto) é fonte de graça e aumenta em nós a amizade com Cristo, fazendo com que nossa vida seja cada dia mais plena.
Muitas vezes conversamos com várias pessoas para tentar solucionar os nossos problemas, ou para encontrarmos luz para a nossa vida. Por que não conversar com Jesus, que nos conhece melhor que ninguém e tem o poder de nos fortalecer? Ele nos acompanha sempre. Ele mesmo nos pede para irmos ao seu encontro (ver Mt 11, 28-29).
Adoremos a Jesus Sacramentado, conduzido por Maria, a “mulher eucarística”. Participemos da Santa Missa. A Missa é o coração do domingo.
Por A12
Leia também:
Eucaristia: memorial do Senhor.
O que é a Eucaristia?
Os benefícios da Eucaristia para a vida interior.
10 ensinamentos dos Santos sobre a Eucaristia.
Doze ensinamentos de s. Pedro Julião Eymard sobre a Eucaristia.
A Eucaristia faz a Igreja Comunidade de amor.
Comments0