ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Sejam unidos!
Você existe porque um dia seus pais o geraram por amor e você nasceu como fruto desse amor. Entretanto, mesmo antes de seus pais Deus já amava você.
Ele o criou através de seus pais e o fez parecido com Ele mesmo, sua imagem e semelhança. Deus é amor e nos fez capazes de amar. Esse é o desejo mais profundo do coração de todas as pessoas.
É preciso aprender a amar. Você, eu e todas as pessoas nascemos com capacidade para amar, mas é preciso desenvolvê-la. É como uma semente. Toda semente traz em si o projeto de uma árvore com todas as suas raízes, folhas, flores, frutos, mas, é preciso desenvolver a semente, senão ela nunca se tornará uma árvore. Assim também acontece conosco: a semente do amor precisa ser cultivada para desabrochar e produzir muitos atos de amor. Foi para isso que Jesus, Filho de Deus, veio ao mundo, para nos ensinar a amar como Deus ama.
A catequese é uma experiência de aprendizado da arte de amar. Todos nós, independentemente da idade, estamos num processo permanente de educação na arte de crer e de amar. A Igreja é a escola do amor. Ser Igreja é aprender a conhecer Jesus e aprender com Ele como Ele nos ama e quer que nos amemos.
Sendo assim, dedique tempo, atenção, interesse para aprender a coisa mais importante da vida, que lhe dará para toda a vida ensinamentos para viver feliz mesmo quando tiver dificuldades.
Quando aprendemos a amar, vamos construindo novos relacionamentos com as pessoas: pais, irmãos, avós, tios, primos, tios, colegas, vizinhos e com todas que encontramos na vida. Se amamos, ficamos unidos, felizes e vivemos em paz.
Muitas vezes, as pessoas não conseguem viver unidas porque têm muitos problemas e não sabem como resolvê-los. Vivendo desunidos perdemos a razão de viver e isso afeta também a paz entre nós e a verdadeira alegria.
Podemos aprender a viver com todas as pessoas de qualquer raça, cultura, tradição e com isso enriquecer nossas vidas com experiências novas e muito positivas que as diferentes indivíduos nos podem trazer.
Se aprendermos a amar, não achamos esquisito conviver com pessoas ricas ou pobres, de cores diferentes das nossas e que tiveram educação diversas. Tudo isso pode nos ensinar muito a arte de amar.
Muitas pessoas contribuem para o mundo ficar desunido, mas, se somos todos irmãos, filhos de Deus, temos que amar a todos e construir cada dia uma grande família. Essa é a missão que Deus pede a todos e também a mim, a você.
Viver o amor é a maior revolução que podemos fazer no mundo. Uma revolução sem armas, sem violência, sem agressões. Devemos, com humildade, coragem e paciência, ir aprendendo a viver unidos.
O mundo amanhã estará sob a responsabilidade dos jovens de hoje. Eles serão os adultos de amanhã, por isso é preciso ir crescendo em idade, sabedoria e graça para desenvolver permanentemente a capacidade de ajudar o mundo a ser sempre melhor. Dessa forma, aos poucos, o mundo fica cada vez mais unido. É a melhor coisa que se pode fazer na vida.
Comments0