ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Vamos tentar explicar de maneira simples como é formada a santíssima trindade. Há um só Deus, em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espirito Santo. O Pai é Deus, O Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas há um só Deus. Isso é um mistério da Santíssima Trindade. A existência de um Deus trino foi-nos dada a conhecer por Jesus Cristo. É pela sua palavra que aceitamos este mistério. No Evangelho, à referencias à Santíssima Trindade: “Ide e ensinai… batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).
Na transfiguração de Cristo, o Pai falou e o Espírito Santo manifestou-se sob a forma de uma nuvem luminosa (Mt 17, 1-5). A Antigo Testamento, já insinua este mistério. Isaías diz que os Serafins cantam nos céus: “Santo, Santo, Santo é o Deus do universo” (Is 6,3).
A natureza, tem várias analogias sobre a Santíssima Trindade. Na constituição do mundo temos, o reino animal, o vegetal e o animal; em uma planta, como partes principais temos: raiz, caule e os ramos; no homem, cabeça, tronco e membros; na família, pai, mãe e filhos; a água é encontrada nos estados, sólido, liquido e gasoso; etc….
A maior comparação, porém, esta em nossa alma. Na alma temos o principio do nosso SER. Depois temos, como próprio de qualquer criatura que tenha alma, a Inteligência, que nos permite CONHECER a VERDADE. Conhecendo a verdade, nos passamos a ter vontade de procura-la (QUERER O BEM). A verdade é o BEM. Em Deus (Trino) encontramos O SER, A VERDADE E O BEM, em sua plenitude.
Santo Agostinho explica que que Deus se conhece, este conhecimento é fruto de Sua sabedoria, (temos o Pai e o Filho). Conhecendo-se perfeito, Ele se ama e o amor (Espírito Santo) une o Pai ao Filho. Em Deus há uma natureza divina dividida em três pessoas distintas. (Pai, Filho e Espirito Santo). O Filho, ao encarnar-se, além da natureza divina, assumiu a natureza humana. “No princípio era o Verbo, e o Verbo se fez Carne e habitou entre nós”. Fez-se Carne, sem deixar de ser o Verbo.
Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é Deus e homem – é uma pessoa com duas naturezas (uma divina e outra humana). Jesus, o Filho, veio á terra para nos revelar o Pai e, pelo Espírito Santo, ao Pai nos conduzir. Porém nada explica satisfatoriamente o mistério da Santíssima Trindade. Este mistério esta acima da razão e não contra. Absurdo seria a nossa inteligência limitada apreender completamente a Inteligência Suprema. Diante da grandeza do mistério da Santíssima Trindade, a melhor atitude não é de especulação, mas a de fé e amor.
Comments0