ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Uma celebração Eucarística, no dia 6 de março, marcou a abertura do ano acadêmico na casa de formação do Planalto, Convento Santa Benedita da Cruz, casa de formação dos frades jovens, estudantes de filosofia e teologia.
A Santa Missa foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carmo, e concelebrada por: Frei Jerry de Souza, O.Carmo, formador dos frades estudantes; Frei Vicente Maciel, O.Carmo, Prior e formador do Convento São Nuno (Postulantado); Frei Rivaldave Paz Torquato, O.Carmo; Frei Gilvander Moreira, O.Carmo; e Padre Francisco Taborda, SJ. Participaram, além dos frades estudantes, alguns postulantes, irmãs carmelitas, religiosos de outras ordens e leigos.
“Foi uma celebração belíssima, que nos recorda uma dimensão importantíssima da formação, que é a dimensão intelectual. A partir da fé, da nossa experiência de Deus, do nosso ser Igreja, na Ordem do Carmo; a partir desse chamado a seguir Jesus Cristo nosso senhor mais de perto, o Cristo casto, pobre e obediente, é preciso trabalhar as dimensões da formação dos nossos frades jovens, a formação inicial. Afinal, como nos ensinou São João Paulo II, ‘a razão, ao lado da fé, constitui como que uma das asas com as quais o espírito humano se eleva para contemplar a Verdade’. É preciso bem pensar, ser um frade, um religioso de critério, que sabe discernir, que sabe avaliar as questões. E a formação intelectual entra com os estudos próprios que a Igreja orienta: os estudos de Filosofia e de Teologia”, disse Frei Jerry.
Após a Missa, o teólogo Padre Francisco de Assis Costa Taborda, SJ, ministrou uma conferência sobre o tema: “Eucaristia, sacrifício memorial da Páscoa do senhor”. Ao final, houve um momento de confraternização.
Comments0