ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Editora Ave-Maria acaba de publicar o livro Abrasadas pela caridade, de autoria de Padre Vinícius Augusto Teixeira, com prefácio do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA). A obra apresenta duas figuras altamente relevantes para os brasileiros: Santa Dulce dos Pobres e a Bem-aventurada Lindalva Justo de Oliveira. A primeira se tornou enormemente apreciada pela ampla e merecida irradiação de sua obra. A segunda, menos conhecida, mas não menos significativa, desperta a atenção, sobretudo, por seu martírio. O livro coloca em evidência o elo que une essas duas mulheres consagradas: a santidade na caridade.
O primeiro capítulo é todo dedicado a Santa Dulce, começando por seu perfil biográfico, construído a partir de seus relatos e dos testemunhos daqueles que a conheceram. Assim, sobressaem suas raízes familiares, das quais lhe vieram os desvelos e estímulos que configuraram sua personalidade; seu percurso na vida religiosa, marcado por um vigoroso espírito de fé e por uma fidelidade a toda prova, bem como por discernimentos e decisões audazes; sua escuta atenta dos apelos dos pobres e sua disposição de sair-lhes ao encontro, sempre revestida de ternura, mas com uma impressionante tenacidade; o surgimento e a ampliação de suas obras, verdadeiros oásis de misericórdia, onde ainda hoje uma multidão de pessoas encontra amparo, alívio e esperança.
O segundo capítulo se detém no testemunho da Bem-aventurada Lindalva. Depois de considerar a singeleza de suas origens, a obra sublinha sua doação total a Deus para o serviço de Jesus Cristo nos pobres, segundo sua vocação de Filha da Caridade. Reflete sobre o significado de seu martírio, abraçado como coroamento de sua identificação com Cristo e como prova maior de seu amor aos irmãos mais necessitados, concretamente àqueles idosos carentes confiados à sua solicitude. Estamos, portanto, diante de uma autêntica mártir da caridade, cujo exemplo nos encoraja na busca cotidiana da santidade e na vivência daquele amor aprendido do Mestre, amor que se traduz em doação gratuita, cuidado diligente e serviço eficaz.
A caridade é a dobradiça que une o perfil franciscano de Santa Dulce e o perfil vicentino da Bem-aventurada Lindalva, a mesma caridade que as identifica como seguidoras fiéis de Jesus Cristo e referenciais seguros de uma humanidade transfigurada pela fé e plenamente realizada no amor. Como escreve Dom Sérgio da Rocha, no prefácio: “Esta obra, publicada por ocasião dos trinta anos de falecimento de Santa Dulce dos Pobres e do martírio da Bem-aventurada Lindalva, é uma fonte privilegiada de conhecimentos biográficos, que serve de inspiração e de estímulo para seguir seus passos em um mundo sempre mais necessitado da santidade vivida na caridade e no serviço ao próximo sofredor”.
Comments0