ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Neste final de semana, de 14 e 15 de outubro, a Paróquia Santa Teresa de Jesus, localizada no bairro do Itaim Bibi, realiza a 41ª edição da Festa dos Povos, como tradição.
A festa acontece na rua e é uma festa social em homenagem a padroeira Santa Teresa de Jesus, cujo dia é celebrado por toda a Igreja no dia 15 de outubro. No evento, o público pode encontrar comidas típicas de diversos países e estados ao decorrer de mais de 17 barracas, além de brincadeiras para crianças e shows ao vivo que acontecem para animar o público.
O pároco Frei Atanael, O.Carm, partilha sobre como nasceu a Festa dos Povos, que ganha cada vez mais relevância para a cidade e já faz parte do calendário oficial da Prefeitura:
“Há mais de 40 anos, a festa que era apenas religiosa, passou a ser também uma festa social. Assumimos o modelo de quermesse de rua e os paroquianos da época tiveram a ideia de homenagear diversas culturas e povos, visto que São Paulo é esse estado que reúne diversas nacionalidades. Assim começamos a ter as barracas temáticas, onde cada equipe trazia comidas típicas de regiões do Brasil e outras partes do mundo. A festa fez tanto sucesso, que ganhou não só o coração do povo de São Paulo, mas se tornou patrimônio da cidade assumindo o nome de Festa dos Povos”
É uma festa social, por isso, toda a renda adquirida é destinada às obras assistenciais da paróquia.
Frei Atanael conta ainda que este ano, a campanha de arrecadação também se estendeu para o período da novena, que a cada dia motiva a doação de um produto de limpeza ou higine. Essa doação será destinada para a Casa de Acolhida Santa Teresinha, que faz parte da Província Carmelitana Fluminense, e que realiza um trabalho com os dependentes químicos.
Confira a programação no cartaz ou através das redes sociais.
Comments0