ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Aerofagia é o termo médico que descreve o ato de engolir ar em excesso durante atividades rotineiras como comer, beber, falar ou rir, por exemplo, o que pode levar ao aparecimento de alguns sintomas quando a pessoa engole muito ar, como sensação de barriga inchada, peso no estômago, arrotos frequentes e excesso de gases intestinais.
Não é um problema grave, mas pode ser bastante desconfortável e, por isso, o tratamento é importante para aliviar os sintomas e melhorar o conforto da pessoa no dia a dia. Assim é importante consultar o gastroenterologista quando surgirem sintomas de aerofagia para que seja possível identificar a causa e ser indicada a melhor forma de evitá-la.
Os sinais e sintomas mais comuns em pessoas que sofrem com aerofagia são:
Uma vez que esses sintomas são muito semelhantes a outros provocados por problemas gástricos mais comuns e crônicos, como refluxo ou má digestão, muitos casos de aerofagia podem durar mais de dois anos antes de ser identificados pelo médico.
O diagnóstico de aerofagia normalmente é feito por um gastroenterologista, depois de despistar outros problemas que podem ter sintomas semelhantes, como refluxo gastroesofágico, alergias alimentares ou síndromes intestinais. Caso não seja identificada nenhuma alteração, e após avaliar todo o histórico da pessoa, o médico pode chegar ao diagnóstico de aerofagia.
Existem várias causas que podem estar na origem da aerofagia, desde a forma como se respira até o uso de aparelhos para melhorar a respiração, assim, o ideal é que sempre se faça uma avaliação com um médico especializado. Algumas das causas que parecem ser mais frequentes incluem:
Além disso, o uso de CPAP (do inglês continuous positive airway pressure, ou seja, pressão positiva contínua em vias aéreas), que é um aparelho médico indicado para pessoas que sofrem com ronco e apneia do sono, e que ajuda a melhorar a respiração enquanto se dorme, também pode resultar em aerofagia.
A melhor forma de tratar a aerofagia consiste em evitar a sua causa. Dessa forma, caso a pessoa tenha por hábito falar durante a refeição, é aconselhado que diminua essa interação ao comer, deixando para depois a conversa. Já se a pessoa mascar chicletes muitas vezes por dia, pode ser aconselhado diminuir o seu uso.
Fonte: TuaSaúde.com
Comments0