ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Alimentos ricos em vitaminas, como vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina D, são essenciais para a manutenção das funções básicas do corpo, ajudando a prevenir doenças como anemias, escorbuto, pelagra e problemas hormonais. Além disso, esses alimentos promovem a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, prevenindo flacidez, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Uma alimentação saudável e variada geralmente garante a ingestão adequada de vitaminas; no entanto, em situações como cirurgias, gravidez ou má absorção intestinal, o uso de suplementos vitamínicos pode ser indicado por um médico ou nutricionista.
Existem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis e as hidrossolúveis. As lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, estão presentes principalmente em alimentos como leite, óleo de peixe, sementes e verduras. Já as vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C, são encontradas em alimentos como fígado, levedo de cerveja e frutas cítricas.
A seguir, veja alguns alimentos ricos em vitaminas e suas respectivas funções.
Os alimentos ricos em vitaminas também contêm minerais, como magnésio e ferro, que ajudam a combater o cansaço físico e mental, cãibras e até anemias.
Os suplementos vitamínicos são geralmente indicados quando há uma necessidade maior do organismo por esses nutrientes, como durante a gravidez ou a amamentação; além disso, podem ser usados para enriquecer a dieta de atletas ou após cirurgias, quando o corpo precisa de mais nutrientes. No entanto, a ingestão de suplementos vitamínicos deve ser feita com a orientação de um médico ou nutricionista.
As vitaminas não contêm calorias e, portanto, não engordam. Contudo, como as vitaminas, principalmente as do complexo B, ajudam a equilibrar as funções do organismo, regulando também o apetite, o uso desses suplementos pode provocar um aumento da fome, favorecendo o ganho de peso em algumas pessoas.
Comments0