ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, apresentou à diretoria da FIESC, nesta sexta (20), o tema da Campanha da Fraternidade 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. O prelado destacou que o tema está amparado na frase bíblica “Eu vim para servir” e que o propósito é refletir sobre a contribuição da Igreja à sociedade. “Nossa melhor contribuição, sem dúvida, é fazer com que os valores contidos no Evangelho estejam fortes, nítidos, na sociedade”, disse Dom Wilson.
Na apresentação, o arcebispo fez um apanhado histórico da convivência da Igreja com o Estado. “É uma relação que sempre foi meio tensa; há colaboração, mas nunca um pleno entendimento”, afirmou. Conforme o arcebispo, a Igreja sempre prestou serviços à sociedade, cumprindo um de seus preceitos – caridade. “Há dois setores em que a Igreja – e não apenas a Católica – sempre esteve à frente por século e milênios: educação e saúde”. Na opinião de Dom Wilson, só nos últimos 50 ou 60 anos é que o Estado passou a assumir suas responsabilidades nestas áreas. À medida que o setor público supra as carências nestes setores, a Igreja pode servir à sociedade em outros aspectos, complementa. “A presença da Igreja vai se alterando, conforme vai mudando a sociedade. O que é permanente é lutar pelos valores e para que os princípios do Evangelho estejam presentes em toda a sociedade”, destacou.
“Todos os anos, na Campanha da Fraternidade, a Igreja chama a atenção dos cristãos para pontos relacionados com a promoção do bem comum”, destacou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada anualmente no período da Quaresma, que compreende os 40 dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o domingo que antecede o da Páscoa. Dom Wilson observou que o tema da campanha de 2015 resgata a missão dos cristãos e das comunidades, a partir do diálogo e colaboração entre a Igreja Católica e a sociedade propostos no Concílio Vaticano II – uma série de conferências realizadas entre 1962 e 1965, consideradas o grande evento da Igreja Católica no século 20. O concílio teve o objetivo de modernizar a Igreja e atrair os cristãos afastados da religião.
Comments0