ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Mais de mil pessoas lotaram o plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de Belo Horizonte (MG), às 16h desta quinta-feira, 26, para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, “Fraternidade e Segurança Pública” e lema: “A paz é fruto da Justiça”. De acordo com a assessoria da Assembleia, este é o maior público registrado em uma Reunião Especial da Casa.
Dom Walmor, em sua fala, destacou a importância da participação cidadã durante a Campanha, e convocou toda a sociedade a agir pela paz e pela segurança pública: “Esta campanha é para convocar toda a sociedade e contribuir de modo que nós possamos mudar o cenário de violências que estamos vivendo. A responsabilidade é de todos nós. A promoção da CF exige de toda a igreja uma reflexão séria em torno das questões da segurança pública”, afirmou.
O arcebispo lembrou também da importância da campanha na Assembleia Legislativa: “O lançamento na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte, tem um grande significado, pois aqui é a casa do povo. Lugar para garantir e promover a justiça. O Tema tem tudo a ver, não só com a igreja e a sociedade, mas com essa casa”, destacou Dom Walmor.
O deputado Célio Moreira, autor do requerimento que deu origem à solenidade, afirmou em discurso que não é função da Igreja resolver a questão da segurança no País, mas é clara a importância de sua participação e parceria junto aos órgãos públicos que tratam da questão. “Não foi por acaso que já em junho de 2007 o ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve na CNBB para pedir à Igreja ajuda na execução do novo Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania, o (Pronasci).
O bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Aloísio Vitral, conduziu um momento de espiritualidade. Logo em seguida foi exibido um vídeo da Campanha da Fraternidade 2009. O vigário episcopal para a Ação Social e Política da arquidiocese de Belo Horizonte, padre Ademir Ragazzi, também fez um pronunciamento agradecendo a presença de todos e conclamando a comunidade para a questão da segurança pública.
Segundo o bispo auxiliar e reitor da PUC – Minas, dom Joaquim Mol, a educação é fator chave em todos os setores da sociedade e o principal mecanismo para a solução dos problemas do país. “Precisamos acreditar na educação de qualidade, desde o ensino básico até o superior. É ela que possibilita às pessoas um entendimento de mundo para que sejam capazes de se comprometer com a construção da paz e da justiça”, disse, logo após o término da cerimônia.
Compuseram a mesa, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares dom Joaquim Mol e dom Aloísio Vitral; o presidente da Assembleia, o deputado Alberto Pinto Coelho, e o autor do requerimento para a Reunião Especial, deputado Célio Moreira, entre outras.