ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
De 1° a 3 de fevereiro, acontece a Assembleia Anual da Província Carmelitana de Santos Elias. Pelo segundo ano consecutivo, o encontro é realizado de forma virtual, devido as restrições impostas pela pandemia, agravada pela disseminação da variante Ômicron.
A assembleia é um momento formativo, mas também fraterno. Frei Atanael, O.Carm, conta que antes de cada sessão, é realizado um breve momento de convívio fraterno.
“As conversas são animadas, reforçando os laços da fraternidade e a esperança em Deus de que momentos assim possam ser realizados presencialmente no futuro. Logo após a confraternização, segue-se o momento orante que, oficialmente abre os trabalhos de cada sessão”, partilha.
No primeiro dia, os assessores Marcio Moreira e Adilson Souza, do Instituto Axis, apresentaram o tema “Governança”, indicando à Província caminhos para a gestão da Instituição, com foco na realização de nossa missão na Igreja, administrando segundo as melhores práticas ESG (sustentabilidade, responsabilidade social e gestão idônea e transparente). Uma sessão de perguntas seguiu-se à apresentação do tema, oferecendo espaço para esclarecimentos e contribuições dos participantes.
Na parte da tarde, o assessor Sebastião de Castro, também do Instituto Axis, apresentou a proposta de criação de uma espécie de Ouvidoria Provincial. Tal procedimento responderia às justificadas preocupações do Papa Francisco e da Santa Sé com a resolução dos delitos cometidos por membros do clero e religiosos de um modo geral. A Igreja está comprometida em responder a tais casos de modo justo, firme e célere. A Ordem do Carmo e a Província Carmelitana Fluminense comungam de tal comprometimento.
A sessão também contou com um momento para perguntas e contribuições e, depois disso, os trabalhos foram encerrados com a oração final e a Bênção, concedida pelo Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, O.Carm.
Comments0