ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Assessoria de Comunicação e o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encerraram, nesta quinta-feira, 16 de novembro, com uma reunião da qual participaram 18 pessoas (jornalistas e secretários executivo dos regionais) o ciclo de mobilizações e preparação em vista da promoção, no período do Advento, da Campanha para a Evangelização 2023.
A Campanha tem como tema, este ano, “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Umas das ações da Campanha, é celebrar os 800 da criação do presépio por São Francisco. A campanha vai estimular as famílias, usando a hashtag: #presepioemcasa, a montarem e a compartilharem a montagem do presépio em suas casas.
A mobilização da campanha tem início no próximo dia 26 novembro, Festa de Cristo Rei, e se estende até o terceiro domingo do Advento deste ano. A Coleta para a Evangelização acontece nas celebrações de todas as comunidades católicas do Brasil dias 16 e 17 de dezembro.
Ao todo foram realizadas três reuniões, entre os dias 14 e 16 de novembro, envolvendo jornalistas que atuam na comunicação e os secretários-executivos dos 19 regionais da CNBB e representantes de canais de tv e rádios de inspiração católicas articulados pela Signis Brasil. O objetivo dos encontros foi “apresentar e contextualizar os agentes mobilizadores sobre o sentido e os materiais de comunicação da Campanha para a Evangelização 2023”.
No primeiro momento, o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, o padre Jean Poul, fez uma apresentação sobre as Campanhas realizadas pela CNBB. De acordo com ele, a Campanha da Fraternidade (CF) tem um caráter mais “ad extra” e busca apoiar iniciativas caritativas da Igreja no Brasil por meio da Coleta Nacional da Solidariedade. Já a Campanha para a Evangelização, de acordo com o padre Jean, tem um caráter mais “ad intra” no sentido de apoiar as iniciativas de evangelização das dioceses, regionais e da própria CNBB.
O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, reforçou a importância de os agentes mobilizadores da Campanha, incluindo os jornalistas que são responsáveis pela Comunicação nos regionais, traduzirem os conteúdos também localmente. “A missão dos mobilizadores da Campanha é buscar fazer um ‘bê-á-bá’ para que todos compreendam as campanhas desenvolvidas pela CNBB. Aos representantes dos regionais cabe também identificar e dar publicidade às ações apoiadas com recursos da Campanha “, ressaltou.
Durante as reuniões, a Assessoria de Comunicação da CNBB apresentou todos os produtos e conteúdos desenvolvidos para dinamizar a Campanha para a Evangelização 2023 nas redes sociais, rádios e televisões de inspiração católica, materiais didáticos e devocionais. Todos os materiais também já estão disponibilizados no no site de campanhas.cnbb.org.br.
Para assegurar um alinhamento de publicações sobre a Campanha para Evangelização no Brasil, também foi apresentado o cronograma de comunicação e mobilização que indica o foco e que materiais serão durante cada semana do período do Advento.
Comments0