ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Ao realizar uma campanha sobre “Fraternidade e saúde pública”, a Igreja propõe como primeiro objetivo específico “disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável”.
O conceito de “bem viver” é inspirado na utopia dos povos indígenas do passado, que propunham uma vida em harmonia com a Mãe Terra, com o Cosmos e no respeito aos Ciclos da Vida. Por isso, no Texto Base da CF (nº 15) se afirma que “a vida saudável requer harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade”.
Uma das exigências é “articular o tema da saúde com a alimentação; a educação; o trabalho; a remuneração; a promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente etc”.
Entre os indicativos de ação a Campanha da Fraternidade propõe: sensibilizar as famílias para manterem o cartão de vacinas atualizado; estimular a adoção e a manutenção de padrões e estilos de vida saudáveis; abolir hábitos inadequados de vida; combater o sedentarismo com incentivo à atividade física regular; promover cursos e encontros sobre reeducação alimentar (Texto Base nº 255).
Além desses indicativos, podemos acrescentar a importância de realizar exames periódicos de saúde, evitar o uso de drogas e o excesso de bebidas alcoólicas, usar os equipamentos de proteção contra os acidentes, dirigir com cuidado, tirar tempo para o descanso e cultivar boas amizades.
O zelo para com o meio ambiente, principalmente para com a água que tomamos, os alimentos que consumimos e o ar que respiramos são condição para criar o ambiente propício onde se possa desenvolver uma vida saudável.
A soma de todas estas atitudes ajuda a prevenir as doenças, e, também por isso, são a melhor forma de fazer acontecer o lema da Campanha da Fraternidade: “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
Convido, pois, a todos as pessoas de boa vontade, particularmente a aquelas pessoas que estão integradas em uma das nossas comunidades eclesiais, a que abracem as propostas desta campanha e usem todos os meios disponíveis para evitar que as doenças as atinjam.
As pessoas doentes devem ser tratadas e cuidadas, mas as que estão sadias, tomem cuidado para não contraírem doenças que podem ser evitadas.
Com São Paulo (1 Cor 10, 12) digo: “Aquele que julga estar em pé, tome cuidado para não cair”.
Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
Comments0