ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Clique aqui para ler o Ato dos Apóstolos – Capítulo 6
Neste capítulo vemos o aparecimento de um novo grupo na comunidade de Jerusalém: os helenistas (judeus que viviam fora da Palestina, adotaram a cultura grega e possuíam sinago-gas particulares em que a Bíblia era lida em grego). Alguns deles se convertiam ao cristianis-mo, o que provocava tensões na comunidade. Os hebreus eram os judeus que falavam ara-maico, mais liam a Bíblia em hebraico nas sinagogas.
As viúvas eram um grupo de mulheres desvalidas, e o texto dá a entender que as viúvas hele-nistas tinham um tratamento pior (discriminadas pela língua e origem). Para tanto, os doze convocam uma assembléia e formam um novo comitê encarregado do serviço (em grego – diakonia). O cuidado com a Palavra de Deus e o Alimento era chamado de “serviço”.
A Assembléia elege sete deles, cuja função se assemelha à dos Doze, uma vez que operam milagres, anunciam a Palavra e balizam. As qualidades exigidas eram espírito e prudência. Dentre eles se destaca Estevão, um homem cheio da graça de Deusa, ativo na sua evangeli-zação e incisivo na sua denúncia. Assim como Jesus, falsas testemunhas o acusam de ter dito que destruiria o Templo e lhe pesa também a acusação relativa às prescrições de Moisés.
Hoje, somos convidados, da mesma forma que Estevão, a sermos repletos da graça do Senhor e testemunharmos que Jesus venceu a morte e seu Reino precisa ser instaurado AGORA, através da mudança de nosso comportamento e da reavaliação de nossos hábitos.
Oremos para que se cumpra a promessa: “E a palavra de Deus crescia. O número dos discípu-los multiplicava-se enormemente, e considerável número de sacerdotes obedecia à fé”. Amém!
Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.
Comments0