ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo está situada no interior paulista, a 180 quilômetros da capital, numa cidade também chamada São Miguel Arcanjo.
A fundação da paróquia se deu em 11 de janeiro de 1886 e desde então o povo são-miguelense tem caminhado com muito amor e devoção ao Príncipe da Milícia Celeste. Em 2013, a igreja matriz recebeu o título de santuário diocesano em reconhecimento ao número constante de peregrinos e devotos nas missas dominicais e nas festividades de São Miguel Arcanjo.
Em 2018, recebeu um grande presente de Deus, o título de basílica menor, dado pelo Papa Francisco, tornando-nos, atualmente, a única basílica no Brasil dedicada a São Miguel Arcanjo.
Nestes quase dez anos caminhando como santuário e, mais recentemente, como basílica, tivemos um afluxo enorme de peregrinos e devotos de diversos municípios do Estado de São Paulo, bem como de outros Estados. Em todos os fins de semana recebemos visitantes que vêm se colocar aos pés de Deus, pedindo a intercessão de São Miguel Arcanjo em suas vidas. São muitos os testemunhos que chegam para nós de graças alcançadas por intercessão de São Miguel.
O Arcanjo Miguel recebeu de Deus a missão de defender o seu povo, nas lutas e ciladas do demônio. A Sagrada Escritura nos apresenta esse bendito arcanjo sempre em atitude de defesa. O Livro de Daniel (cf. 10,13.21; 12,1) traz São Miguel em marcha à frente do povo que está em guerra contra o reino da Pérsia. O Livro de Josué (cf. 5,13-26), apesar de não citar o nome de São Miguel Arcanjo, traz a descrição de um homem em pé com uma espada desembainhada na mão e se autoproclamando o chefe do exército do Senhor. O Livro do Apocalipse (cf. 12,7-8) fala da batalha no Céu, onde Miguel expulsou o demônio e seus seguidores. O Livro de Judas (cf. 9) relata a luta de São Miguel contra o demônio para resgatar o corpo de Moisés. Assim, percebemos na própria Palavra de Deus que São Miguel Arcanjo está em prontidão para nos defender dos ataques do inimigo de Deus.
A tradição da Igreja, por meio dos papas, também muito nos ensina sobre essa devoção. O Papa Leão XIII tornou-se um símbolo de devoção a São Miguel Arcanjo por ter introduzido sua oração no fim das missas a partir de 29 de setembro de 1891. A oração ficou conhecida como “o pequeno exorcismo de Leão XIII”. Outro Papa da Igreja, São Pio X, disse em 18 de setembro de 1903: “Deus, na primeira luta, venceu, servindo-se do Arcanjo São Miguel; devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará como outrora, com o socorro e ajuda desse arcanjo bendito”. Em outubro de 1981, o Papa João Paulo II recordou a força de São Miguel Arcanjo ao lembrar o significado de seu nome: “Quem como Deus?”. No entanto, sua principal fala sobre ele se deu no dia 24 de maio de 1987, ao visitar o Santuário de São Miguel Arcanjo no monte Gargano, na Itália: “Vim para venerar e invocar o Arcanjo São Miguel, para que proteja e defenda a santa Igreja, num autêntico testemunho cristão, sem compromissos e sem acomodamentos”.
Voltando a atenção para nosso atual Santo Padre, o Papa Francisco, no início de seu pontificado, em julho de 2013, ao inaugurar nos jardins do Vaticano uma estátua de São Miguel Arcanjo, afirmou: “Encontramo-nos aqui, nestes jardins do Vaticano, para inaugurar um monumento dedicado ao Arcanjo São Miguel (…). Miguel – que significa ‘Quem é como Deus?’ – é o campeão do primado de Deus, da sua transcendência e do seu poder. Miguel luta para restabelecer a justiça divina; defende o povo de Deus dos seus inimigos e sobretudo do inimigo por excelência, o diabo. E São Miguel vence, porque nele é Deus que age”.
A cidade de São Miguel Arcanjo é considerada um município de interesse turístico. Além do turismo religioso, que é constante, nossa cidade também conta com o turismo ecológico e rural. Possuímos a maior reserva de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, com uma estrada-parque que contém mirantes e cachoeiras. O turismo rural é feito pelos produtores de uvas, morangos e pitaias, sendo que o visitante pode colher a própria fruta, provar do vinho e da cerveja artesanais e ainda desfrutar de um delicioso café colonial. Essa realidade turística tem trazido desenvolvimento para a cidade e nos coloca num cenário favorável de crescimento turístico.
Neste mês de setembro, a basílica celebra as festividades em louvor a São Miguel Arcanjo, do dia 20 ao 29. Teremos diversas missas e momentos de oração. Você pode acompanhar a nossa programação pelas redes sociais da basílica:
Site: basilicasaomiguelarcanjo.org.br
Facebook: Basílica Santuário São Miguel Arcanjo
Instagram: @basilicasaomiguelarcanjo
YouTube: Basílica São Miguel Arcanjo.
Comments0