ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No mês de setembro nós, católicos, em consideração à dedicação de São Jerônimo na tradução da Palavra de Deus, comemoramos o Mês da Bíblia. Cada dia é dia da Sagrada Escritura, mas, sobretudo neste mês, nós lhe damos um destaque reflexivo. Sempre atual, ela mesma dá testemunho de si quando diz:
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” (Hb 4, 12)
Diante de tantas incertezas pelas quais passamos, em um mundo cada vez mais mutável, é importante que saibamos onde colocamos nossa esperança como cristãos. Os valores nos quais cremos e o caminho que seguimos nos conduzem à fonte de uma felicidade que não decepciona. Vejamos: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119, 105).
Mas você me dirá: “Tenho tantas coisas com as quais me preocupar no dia a dia. Família, trabalho, negócios… Há momentos em que chego a pensar em desistir de tudo. Nem orar consigo mais”. Pois saiba que, nessas horas, Deus não lhe pede muito. Quer simplesmente o que existe em seu coração. “Entregue suas preocupações ao Senhor, e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” (Sl 55, 22).
Mesmo em épocas de violência, guerras e drogas é possível acreditar em tudo isso, mantendo a serenidade e a paz? Mesmo na correria de nossas cidades? Lógico que é possível! Até mesmo porque a paz não depende de um lugar, mas de uma pessoa com a qual nos encontramos e que pode mudar o nosso olhar sobre a vida e a realidade. Jesus Cristo. Ele mesmo disse: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14, 27).
Como ter a certeza de que, mesmo diante de minha fragilidade, Deus se importa comigo? Ora, os mais frágeis são os preferidos de Deus. Ele ama a todos indistintamente. Mas sabe que os filhos e filhas mais machucados são os que mais necessitam de carinho e cuidados. Veja como Ele nos dá esta certeza:
“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Sl 34, 18)
Talvez você pense: “Ah! Mas diante de tantas notícias negativas que eu escuto todos os dias, às vezes tenho a impressão de que o mundo é dos espertos e quem faz coisas erradas muitas vezes permanece impune. Confesso que já tive a tentação de usar essa arma dos maus…”. Não caia nessa armadilha! Jesus já antecipou tudo isso quando orou por seus discípulos na última ceia: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33).
Tomemos consciência disso: diante de toda a maravilha da bondade e da proteção divina só nos resta confiar! Jesus já venceu o pecado e a morte em nosso lugar. A fé, nesse sentido, não é um salto no escuro, mas está nas mãos amorosas e providentes de um Deus que nos acompanha passo a passo: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Sl 23, 4).
E se essa certeza for esquecida, lembremo-nos diariamente que, na nossa fraqueza, Deus se mostra forte; na nossa noite escura Ele se faz luz; na nossa dor Ele se faz bálsamo; na nossa incerteza Ele se faz segurança e nos envolve. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Is 41, 10)
• Imprima alguns versículos bíblicos de esperança e fé. Você pode se utilizar do texto acima para se inspirar. Coloque-os onde possam servir de conforto para outras pessoas.
• Outra forma de fazer isso é colocar essas mesmas frases nas mídias sociais, como seu Facebook, Twitter ou Instagram e espalhá-las para seus amigos.
Texto escrito pelo Pe. Sérgio Jeremias, cmf, extraído da seção “Dinâmicas em Grupo” da Revista Ave Maria, na edição de setembro de 2017.
Comments0