ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Doze deputados de sete partidos discursaram no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em sessão solene que homenageia a Campanha da Fraternidade 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”. Cerca de cem pessoas estiveram presentes no evento. O vice-presidente e o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), respectivamente, dom Luiz Soares Vieira e padre José Enarnne Pinheiro, participaram do ato.
Durante a solenidade, foram cantados o Hino Nacional brasileiro e da Campanha da Fraternidade e assistido o primeiro bloco do vídeo da Campanha, com duração de 15 minutos, que realçou o tema da Campanha com imagens e falas de autoridades civis, militares e religiosas.
O vice-presidente da CNBB assistiu às falas dos deputados e ao final da sessão afirmou estar satisfeito com a qualidade dos discursos dos deputados sobre a CF-2009. Dom Luiz disse ser gratificante organizar uma Campanha como esta, que mobiliza a sociedade brasileira. Ele aproveitou para convocar os deputados a participarem, bem como a sociedade de modo geral.
Entre as falas, os deputados destacaram a importância de a CNBB assumir a temática desta Campanha, que no discurso do deputado Nelson Pelegrino, foi chamada de “campanha visionária e atual”. Segundo o deputado, a Câmara é companheira da Conferência dos Bispos nesta iniciativa e indicou a família como construtora dos valores e a chave da superação da cultura de violência.
Já o deputado Geraldo Magela acusou a lei vigente de ser “mais dura para os pobres e negros, e mais branda para os brancos e ricos”. Para o deputado, a Campanha da Fraternidade deste ano é um convite para cobrar o fim da impunidade no país, e advertiu: “Para que a paz seja fruto da justiça, é preciso dar ocupação saudável e acesso universal ao lazer, cultura, esporte e religião aos nossos filhos. Há vários meios de se combater a injustiça, sobretudo no âmbito familiar”.
“A missão desta Casa é se constituir como espaço da civilização e da ética, além de irradiar os princípios que norteiam os seres humanos”, afirmou o deputado Rodrigo Rolemberg do Distrito Federal. A sessão, de acordo com suas palavras, é um gesto de aproximar os caminhos do bem se lembrar de que o ser é mais importante do que o ter. Disse estar contente com a iniciativa da CNBB de mobilizar a sociedade em favor da justiça.
A sessão foi presidida pelo deputado Luiz Couto (PT/PB) e composta por dom Luiz Soares Vieira, o secretário do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), reverendo Luis Alberto Barbosa e o integrante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), frei Luis Nunes da Mota.