ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Para que nós entendêssemos um pouco melhor o que é a Igreja, e o que significa pertencer a ela, Jesus fez uma comparação com a videira, a planta que dá as uvas:
Ele disse: “Eu sou a videira; vós os ramos. Quem permanecer em mim e Eu nele, esse dará muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 1-8)
Para vivermos na Igreja, temos que viver a Vida Nova que vem do Cristo. Temos que estar unidos a Ele. E a própria Igreja, como mãe dedicada, nos ajuda a viver com Jesus, e a participar da Vida em Cristo.
Para isso, no decorrer do ano, a Igreja celebra todos os mistérios da Redenção, desde a Encarnação de Jesus no seio da Virgem Maria, até Sua ascensão, Pentecostes, e ainda a expectativa da segunda vinda de Cristo, no juízo final.
A sequência das celebrações que recordam os mistérios da nossa Redenção, constituem o ANO LITÚRGICO, nos fazem viver os Mistérios da Vida de Jesus, e nos enchem da Graça da salvação.
O Ano Litúrgico começa no ADVENTO, que quer dizer vinda. É o tempo em que nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus, e vivemos a expectativa de Sua nova vinda.
Após o Advento, celebramos o TEMPO DO NATAL, a primeira vinda do Senhor, e que se estende até a festa do Batismo de Jesus.
Logo depois temos o TEMPO COMUM, onde vivemos, principalmente aos domingos, como no tempo de Jesus, ouvindo seus ensinamentos por palavras e atos, e aumentando nossa fé em que, Jesus é o Messias, o Filho de Deus.
Depois vem o TEMPO DA QUARESMA, onde através da história da nossa salvação, nos preparamos para celebrar a Paixão de Jesus.
Chega-se então, ao cume de todo o Ano Litúrgico, o TRÍDUO PASCAL:
Quita-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo.
Nestes dias, celebramos com mais amor, o mistério da nossa salvação. Por Jesus, abre-se para nós o Mistério do eterno Amor do Pai.
E então cheios de alegria, celebramos a PÁSCOA, a ressurreição de Jesus.
A Páscoa é a celebração central de toda a Liturgia.
O TEMPO PASCAL se encerra com a solenidade de PENTECOSTES, cinquenta dias após a Páscoa.
Começa então a segunda parte do TEMPO COMUM, até a festa de CRISTO REI DO UNIVERSO, onde se encerra o ANO LITÚRGICO.
Durante o Ano Litúrgico, a Igreja venera e festeja a Bem-Aventurada VIRGEM MARIA, Mãe de Jesus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. E por isso indissoluvelmente ligada à nossa redenção.
Celebrando: Rezemos juntos a seguinte oração:
. E, algumas de suas festas são bem conhecidas. Correlacione, então, a seguir:
(A) Nossa Senhora de Fátima
(B) Nossa Senhora de Lourdes
(C) Nossa Senhora Aparecida
(D) Nossa Senhora das Graças
(E) Imaculada Conceição
ESTOU UNIDO A JESUS QUANDO…
4) Para refletir:
Desde que comecei a catequese, tudo o que tenho aprendido sobre Jesus, a Bíblia tem influenciado no meu modo de agir:
– diante da sociedade?
– diante das pessoas com quem convivo?
– diante de mim mesmo?
5) Alguns esquemas para demonstrar o ANO LITÚRGICO:
Comments0