ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A diocese de Blumenau (SC) deu início à Campanha da Fraternidade 2009, envolvendo agentes de pastorais, lideranças de associações de moradores, policiais civis e militares, agentes prisionais, familiares de encarcerados, universitários e o clero diocesano.
Foram cinco fortes momentos de debate, espiritualidade e reflexões envolvendo a temática “Segurança Pública”. Os assessores, padre Célio Ribeiro, professor Carlos Odilon Costa, Drª Lenice Kelner e Drª Ivone Lixa, da Universidade Regional de Blumenau, abordaram assuntos ligados ao tema e ao lema da CF-2009, como “Medo e Insegurança Pública, Violência e Caminhos para a paz, Justiça Retributiva, Justiça Restaurativa e A Justiça na prática de Jesus”.
Neste sábado, 28, ocorreu o quinto momento de reflexão com as Comarcas/regiões pastorais de Blumenau com a participação de 344 pessoas das 16 paróquias do município. Foram 942 pessoas capacitadas para uma ação pastoral a partir da Campanha da Fraternidade deste ano.
O primeiro momento na Comarca/Região, aconteceu em 7 de fevereiro, em Timbó, com a participação de 147 pessoas das oito paróquias daquela região. Entre as propostas para o “agir” em âmbito paroquial, estão, entre outros: preparar uma equipe paroquial e comarcal para animação da Campanha da Fraternidade, defender o sistema de Penas alternativas, através de encontros e manifestos nas paróquias, conhecer o conceito de Justiça Restaurativa, preparando um evento na comunidade [Podendo ser seminário, encontro, palestra, etc] e defender o limite de vagas no sistema prisional, através de um manifesto ou ação pública.