ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), e no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, será a data da coleta nacional de solidariedade.
Essa é a terceira edição da CF 2023 que aborda a questão da fome, sendo a primeira vez em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’. E a segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.
Diante do agravamento da segurança alimentar e nutricional no contexto nacional, o tema foi escolhido logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que foi realizado em Recife, entre os 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’.
O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida de sua alimentação.
Assim, a Campanha da Fraternidade 2023 está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome pela terceira vez. O lema da CF 2023 segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Portanto, a campanha busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.
Durante a pandemia, a Província Carmelitana Fluminense distribuiu mais de uma tonelada e meia de alimentos.
— Diariamente, recebemos relatos de pais, mães e crianças dizendo que não têm mais alimento para fazer suas refeições. Portanto, precisamos, cada vez mais, estar sensíveis aqueles que mais precisam da nossa contribuição, generosidade e colaboração. A missão que temos como carmelitas é minimizar esses impactos terríveis na vida dos nossos irmãos — afirmou Frei Adailson
Frei Adailson ressaltou, ainda, que os freis das diversas paróquias e comunidades em que a Província está presente também realizam ações para minimizar a dor e o sofrimento dos mais vulneráveis.
— Somente na cidade do Rio são mais de 24 mil pessoas vivendo em situação de rua e os carmelitas, sensíveis a essa situação como sempre estiveram, abriram seus espaços sociais para acolher essa população. Mais de uma tonelada e meia de alimentos já foram distribuídos para os nossos irmãos, nas mais diversas comunidades da cidade — disse o frade.
A Província Carmelitana Fluminense tem em sua constituição os valores da Tradição, das Sagradas Escrituras e do Magistério da Igreja, portanto, ir ao encontro daqueles que mais necessitam, em especial, os irmãos em situação de rua, é o que a move e a sua razão de existir.
Comments0