ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
De 1 a 3 de de dezembro, com transmissão ao vivo na página do Facebook e no canal do youtube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021, sempre às 19h30.
Realizada, em média, a cada 5 anos, a CFE, no ano que vem, tem como tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema bíblico: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade”, (Ef. 2,14). A campanha é uma oportunidade de reunir igrejas cristãs sob a premissa do diálogo, dando um testemunho de unidade na diversidade, tal como orientado por Jesus.
Segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de campanhas da CNBB, que acompanha pela entidade a preparação desta campanha ecumênica pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic), o grande tema que proposto é o diálogo. O padre aponta que a CFE convidará ao diálogo como compromisso de amor num cenário marcado por polarizações, ódios, ausência de escuta, individualismos imperialistas e indiferença, somos convidados a recuperar nossa capacidade de relação, tolerância, amorosidade e fraternidade.
“Esta campanha nos convoca a edificar um novo humanismo alicerçado na ética cristã. Não podemos permanecer indiferentes a esta realidade que banaliza a vida, gera conflitos, violências, discriminações e radicalizações”, disse.
A formação se destina à preparação de agentes das Igrejas Cristãs que integram o Conic que vão multiplicar a campanha da fraternidade em diferentes realidades. Temas como o contexto desta campanha, o diálogo como estilo de vida para um mondo novo, comunicação não violenta, a participação de outras igrejas, os discípulos de Emaús e Carta de Efésios serão aprofundados ao longo dos três dias. A formação, em cada dia, contará a seguinte metodologia: acolhida, palavra de fraternidade, primeira e segunda partilhas, interação com os participantes, gesto concreto e bênção do dia.
A formação contará com o aprofundamento do padre Paulo Renato Campos, assessor político da CNBB, pastora Sônia Mota, do Cese, padre Marcus Barbosa, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB e subsecretário adjunto de pastoral da entidade, pastor Eliel Batista, representante da Igreja Betesda, Janaina Gonçalves e Lucília Dias Furtado, analista de pastoral. Pastores e pastoras, padres e bispos das Igrejas que integram o Conic também participam desta formação.
Comments0