ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A palavra que abre o segundo ponto de reflexão do Texto-Base da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Educação”, é “Escutar”. No ponto 29 da publicação, em seu quarto parágrafo, é possível ler:“(…) A escuta, na esteira da pedagogia de Jesus, não orienta os ouvidos somente para os sons que nos interessa. É uma escuta integral, com o ouvido e com coração”.
Na última segunda-feira, 24 de janeiro, dia da memória de São Francisco Sales, padroeiro dos comunicadores, o Papa Francisco lançou a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) de 2022, a ser celebrado dia 29 de maio, cujo título é “Escutar com os ouvidos do coração”.
Para o secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e subsecretário-geral adjunto interino da entidade, padre Patriky Samuel Batista, a feliz coincidência entre os textos produzidos pela Igreja no Brasil e os escritos do magistério do Santo Padre revelam que a CNBB, em sua missão, está em profunda comunhão com o Papa Francisco.
A sintonia se manifestou também em outras coincidências, segundo conta o padre. “Em outubro de 2019 o Santo Padre recebeu das mãos do secretário-executivo de campanhas o Texto-Base da CF 2020. O texto bíblico que inspirou a Campanha foi a parábola do Bom Samaritano. Em outubro de 2020, na encíclica Fratelli Tutti, o Santo Padre apresenta o Bom Samaritano como inspiração para a Igreja a fim de reagir, como ele, a este mundo sombrio”, conta.
Padre Patriky afirmou que caminhada pastoral e evangelizadora da Igreja no Brasil, em sintonia e confirmada pelo Papa Francisco, motiva a avançar para águas mais profundas a fim de que, atentos aos sinais do tempo e convictos de que “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG 176), levemos a alegria do Evangelho a serviço da vida, no cuidado e compromisso com os pobres e zelosos pela Casa Comum
Por outro lado, o padre reforça que a sintonia compromete mais ainda a Igreja no Brasil em sua ação evangelizadora:
“Recentemente um pronunciamento do Santo Padre nos remeteu ao Texto Base da CF 2022. Ouvir com o coração supõe compaixão, empatia, capacidade de escuta e disponibilidade para servir. Quem coloca o coração em escuta fala com sabedoria, ensina com amor e serve com alegria”, disse em referência à mensagem do Papa para o 56ª DMCS.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Neste ano, a CF tem como lema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). O início da CF se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.
Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.
Saiba como encontrar e adquirir o Texto Base da CF 2022: www.edicoescnbb.com.br
Comments0