ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Aproxima-se o dia 28 de março, data da Coleta da Solidariedade, gesto concreto de caridade da Quaresma e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021). Aprovada pelo episcopado brasileiro, a Coleta da Solidariedade este ano acontece em todo Brasil nas celebrações da missa do Domingo de Ramos.
Para motivar ao gesto concreto de caridade na Coleta da Solidariedade e explicar as diferentes formas de doação como consequência da oração e do amor a Cristo e aos próximos, especialmente no tempo da Quaresma, a Assessoria de Comunicação (Ascom CNBB) produziu cards para redes sociais, spot e vt para a Rede Católica de Rádios (RCR) e os canais de tv de inspiração católicos do Brasil.
De acordo com o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o primeiro gesto concreto é a transformação do coração a fim de que, pelos exercícios quaresmais, ele se torne um coração semelhante ao de Jesus. Em razão disto, o gesto fraterno se torna uma oferta com um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.
“A coleta é um gesto concreto da fraternidade, partilha e solidariedade, realizado em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. Ela é parte integrante da Campanha de Fraternidade assumida pelo episcopado brasileiro. A caridade ganha um apelo mais contundente, especialmente num tempo como este no qual muitas famílias tiveram suas vidas afetadas pela pandemia, com perda de emprego e com dificuldades de alimento”, reafirmou.
Bispo, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores da Campanha da Fraternidade em suas comunidades, paróquias e dioceses.
A Igreja espera que, com esta motivação, todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida.
Os fieis poderão doar sua oferta no próximo dia 28 de março, Domingo de Ramos, nas celebrações em sua comunidade e paróquia, onde estiver sendo autorizadas celebrações presenciais pelas autoridades sanitárias em decorrência dos cuidados com a pandemia. Veja, no último vídeo, quais projetos o FNS apoiou em todo país em 2019. Quem não conseguir ir até a comunidade mas quiser doar, pode entrar em contato com (61) 2103-8300 ou pelo e-mail financeiro@cnbb.org.br.
Cards para redes sociais:
Spot para rádios católicas:
Vt para canais de tv católicos:
O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, é encaminhado à respectiva diocese. Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a diocese envia 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerenciado pela CNBB. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).
Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.
Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).
O FNS mantém um site, permanentemente, atualizado com as informações das doações, a destinação dos recursos e a prestação de contas dos projetos apoiados. Para mais informações sobre as prestações de contas das Campanhas da Fraternidade, acesse: www.fns.cnbb.org.br.
Conheça, no vídeo, abaixo, parte dos projetos apoiados pelo FNS em 2019:
Fonte: CNBB
Comments0