ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Dentro de alguns dias comemoramos aqui no Brasil o carnaval, dias de festa, alegria e confraternização. São cinco dias em que o povo brasileiro, na sua maioria, para de trabalhar e, esquecendo os problemas, vai para as folias de salão e das ruas dessa época ou viaja para locais de praia ou montanha.
Algumas pessoas, porém, preferem nesses dias ficar retiradas e em oração para se preparem para o período quaresmal, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas. As próprias dioceses, paróquias, movimentos ou consagrados promovem retiros durante esses dias, possibilitando a participação dos fiéis. São muitos tipos de retiros: abertos, fechados, numerosos ou personalizados.
Como bem sabemos, nos dias de carnaval, além da festa e da descontração, há também muitas orgias, drogas e bebedeiras e ainda, infelizmente, acontecem algumas brigas e violências. Há pessoas que optam por ficar em retiro nesses dias. O retiro é voltado para os jovens, mas é claro que pessoas de todas as idades podem participar; importante é que os jovens façam esse retiro, pois muitas vezes eles são o alvo das bebedeiras e orgias.
É possível também participar do retiro em alguns dias do carnaval se não for possível participar em todos, que podem ser três, quatro ou cinco. O retiro pode ser realizado de domingo a terça-feira ou segunda e terça-feira. Não importam os dias que se faça, mas que sejam uma importante pausa e preparação para a Quaresma que terá início na quarta-feira.
O retiro, ou dias de exercícios espirituais, é sempre um momento importante para pararmos as nossas atividades corriqueiras e falarmos com Deus. Podemos sair diferentes do modo que entramos num retiro, ou seja, após ele algo em nós deve ser mudado. Após o retiro de carnaval, devemos sair mais leves e preparados para bem celebrarmos o tempo quaresmal.
Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) teremos mais de vinte retiros espalhados pela cidade. Algumas comunidades promovem-nos pelos vários locais de cidade para ajudar na participação (como a Shalom) ou ainda a possibilidade do tradicional retiro Rio de Água Viva, e tantos outros.
O retiro da comunidade Shalom, conhecido como “Renascer”, terá como tema norteador “Minha alma engrandece o Senhor”. Somos convidados, com o início da Quaresma, a renascer para uma vida nova, morrendo para o pecado e renascendo para Deus.
Há ainda muitos outros tipos de retiros com maior ou menor proporção, mas sempre com os diversos carismas espalhados pela Igreja.
Que a alegria do Senhor nos contagie durante o período de carnaval e possamos ter um santo tempo quaresmal, para celebrarmos o grande mistério da nossa fé, que é a paixão, morte e ressurreição do Senhor.
Comments0