ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de UNAI –MG, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS realizam ações de conscientização e sensibilização da população. A ação visa sensibilizar, conscientizar e alertar sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infanto-juvenil. O dia 18 de maio foi estabelecido em lei como data de referência Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ao longo de todo o mês, o CREAS e o CRAS POLO I, II e III, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Conselho Tutelar, Associação Unaiense Desenvolvimento e Cidadania – AUDEC, Centro Educacional do Menor – CEM, Policia Militar, Policia Civil, Delegacia Especializada da Mulher – DEAM, Tribunal de Justiça de Unaí, Ministério Público de Unaí promoveram rodas de conversa, atividades de conscientização nos territórios e Palestras educativas nas escolas.
No dia 18 de maio, às 8h da manhã, os adolescentes do Centro Educacional do Menor – CEM participaram juntamente com a rede de proteção e comunidade de uma caminhada na cidade de Unaí – MG com a finalidade de mobilizar e conscientizar de toda a população em relação a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com músicas, cartazes banners e faixas explicativas.
Também na tarde do dia 19 de maio de 2022 as crianças do Centro Educacional do Menor – CEM apresentaram na sede do CRAS I alguns números musicais com os temas ‘Criança não namora”, e “O meu corpo é um tesourinho”, apresentados ao grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV do CRAS I ao qual temos parceria com a Prefeitura Municipal de Unaí – MG.
A Coordenadora do CREAS Cleide Xavier ressalta o apoio institucional que a equipe está recebendo na campanha “Faça Bonito”, “O intuito da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”.
A secretária Municipal de Assistência Social – SEMDESC destaca a importância da Campanha Faça Bonito, “Estamos empenhados em sensibilizar a Rede de Proteção e também a Sociedade Civil para juntos integrar o calendário de eventos alusivos ao dia 18 de maio”.
Campanha “Faça Bonito”
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A proposta anual da campanha, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Comments0