ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A segunda noite do Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2023 que aconteceu no dia 28 de setembro, quarta-feira, contou com a saudação do bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado.
Por meio de um vídeo, dom Joel recordou que essa é a terceira vez que a fome aparece como temática da CF. “Essa é mais uma oportunidade que a Igreja tem de lembrar o amor a Jesus e aos irmãos e irmãs que estão de alguma forma sofrendo”.
“Essa conexão entre Jesus Cristo e os sofredores é um aprendizado contínuo ao longo de toda a vida. De vez em quando nós nos descobrimos saindo do caminho da fé e encontrando justificativas para não ter que amar os irmãos e irmãs num nível de efetiva solidariedade, e quando isso acontece os efeitos começam a aparecer e um desses efeitos é a fome como uma realidade que atinge milhares de pessoas”, disse dom Joel.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro também reiterou que a fome é um clamor que chega ao céu e que precisa chegar também aos corações que se tornam necessitados de conversão. “(…) Coloquemos a Campanha da Fraternidade em ação trabalhando para que a fome não seja mais uma angústia social a ponto de não ter que voltar outra vez a ser tema da Campanha da Fraternidade”, finalizou.
Na sequência, houve a primeira reflexão do Seminário que contou com a participação da assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Venâncio. Na ocasião ela tratou sobre o texto bíblico escolhido para iluminar a Campanha da Fraternidade de 2023, o texto de Mateus. E o bispo de Juazeiro, na Bahia, dom Carlos Alberto Breis, tratou sobre o tema da fome a partir de textos do Magistério da Igreja.
O segundo dia do Seminário pode ser acompanhado na íntegra em:
O Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza até o dia 29 de setembro, de forma on-line, o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A formação acontece a partir das 20h e poderá ser acompanhada no Youtube da CNBB e da Edições CNBB.
Comments0