ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) esclarece que a posição pode ser definida como a disposição do conjunto de ossos e juntas do corpo e é responsável por proporcionar equilíbrio e estabilidade física.
Manter uma postura corporal adequada é essencial para o bom funcionamento de certos órgãos, conforme afirmado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Uma postura incorreta pode causar desconforto e afetar a circulação sanguínea e o sistema respiratório. Por esse motivo, a National Geographic compilou algumas orientações para aprimorar a postura.
1 – CAUTELA AO CARREGAR PESO EXCESSIVO
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o excesso de carga – especialmente ao carregar mochilas nas costas, como as usadas na escola – pode modificar a postura. Isso resulta em uma caminhada mais curvada, encurtamento dos músculos do peito e enfraquecimento dos músculos das costas. Nesse sentido, a instituição médica recomenda não carregar mais do que 10% do peso corporal na mochila e sempre utilizá-la com as duas alças nos ombros, de forma ajustada ao corpo.
2 – ZELAR PELA POSTURA DURANTE O TRABALHO OU ESTUDO EM DOMICÍLIO
Passar longos períodos sentado em frente ao computador, seja no escritório, em casa ou estudando, pode resultar em dores nas costas e até lesões nos músculos, tendões, articulações, ligamentos, ossos, nervos e no sistema vascular. Para evitar isso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia sugere prestar atenção à postura, utilizando cadeiras com encosto adequado e mantendo as pernas posicionadas a noventa graus em relação à coluna, com os pés apoiados no chão. Além disso, os pulsos devem permanecer retos ao digitar. Isso permite que a pressão e o peso corporal sejam distribuídos corretamente pela região do quadril.
3 – COMO PREVENIR A “CORCUNDA DO CELULAR”
O uso excessivo de dispositivos móveis é uma preocupação significativa em relação à postura adequada. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia afirma que quando uma pessoa passa muito tempo inclinada para a frente, olhando para a tela do celular, o peso da cabeça exerce uma pressão maior na coluna cervical (pescoço). Isso pode resultar em dores nas regiões da coluna, ombros e braços, além de contribuir para uma postura corcunda. A recomendação da sociedade é utilizar o celular com a tela posicionada mais perto da altura dos olhos, evitando inclinar a cabeça para frente.
4 – MELHOR POSTURA PARA DORMIR
A Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) também oferece recomendações sobre as posições ideais para a coluna durante o sono. De acordo com essa instituição, dormir de lado é a posição que menos pressiona a coluna vertebral. Além disso, o travesseiro deve ser suficientemente alto para alinhar a região lombar, a coluna e o pescoço. A sociedade também sugere o uso de um travesseiro de corpo posicionado entre as pernas como um suporte adicional e para aqueles que preferem dormir de barriga para cima recomenda o uso de um travesseiro de corpo sob os joelhos, proporcionando uma posição mais estável e confortável para a coluna.
5 – FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA
Por fim, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia destaca que a prática regular de atividade física fortalece os músculos da coluna e melhora o suporte do peso da cabeça, prevenindo dores e desvios na coluna.
Comments0