ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Quando ouvimos falar no tal colesterol já logo imaginamos uma alimentação regrada a gorduras, frituras e carnes gordurosas, mas, o que não sabemos é que existem muitos outros alimentos que são responsáveis por alterar o nosso colesterol e é sobre isso que iremos conversar hoje.
O colesterol até há pouco tempo era encarado como um mal para o organismo. São atribuídas a ele, quando em excesso, doenças cardiovasculares, por exemplo, o que é verdade. Entretanto, essa gordura – essencial para a vida – passou a ser vista de forma positiva.
O fato é que não podemos viver sem o colesterol, precisamos entender o bom colesterol e o mau colesterol, assim, iremos compreender o porquê de não podemos viver sem ele.
O colesterol bom, chamado de HDL (do inglês high density lipoprotein, lipoproteína de alta densidade), protege o organismo, recolhendo o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos para ser eliminado pelo fígado.
O colesterol ruim, LDL (do inglês low density lipoprotein, lipoproteína de baixa densidade), é aumentado por fatores como erro alimentar e excesso de peso e, geralmente, está associado a outros fatores de risco como diabetes, tabagismo e pressão alta. Quando presente em grande quantidade no organismo, pode provocar o entupimento das artérias – aterosclerose, responsável por problemas cardiovasculares como infartos e derrames.
Os dois fazem parte do nosso organismo, sendo que 70% do colesterol que circula em nosso sangue é sintetizado pelo organismo e os 30% restantes vêm da alimentação.
Com isso, entendemos que, ao aumentar a ingesta dos alimentos que são benéficos para a nossa saúde, podemos proteger o nosso organismo dessas alterações e aumentar o nível do colesterol bom.
Alimentos do bem:
Alimentos a evitar:
Dicas de ouro da nutricionista: vamos em busca da sua melhor versão 2023, vamos em busca de uma melhor qualidade de vida, dando preferência à “comida de verdade”, descascando mais e desembalando menos. Também escolha uma atividade física que faz com que você se sinta bem.
Um abraço da nutricionista Deh!
Comments0