ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Chegou ao fim a maior espera por uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Inicialmente programada para 2022 e adiada por conta da pandemia de Covid-19, a JMJ de Lisboa começa nesta terça-feira, 1º de agosto, depois de 1647 dias de espera desde a Missa de envio celebrada na Cidade do Panamá, em 2019.
Milhares de jovens já estão em terras portuguesas, sendo acolhidos para viver o maior encontro católico de jovens do mundo. Entre esta terça e o próximo domingo, 6, diversas atividades buscam promover o encontro de cada peregrino com Jesus, atendendo ao objetivo de São João Paulo II ao criar a Jornada Mundial da Juventude.
Segundo a programação oficial, a recepção dos peregrinos acontece das 9h às 16h (no horário local). A Missa de Abertura, que acontece na Colina do Encontro, começará às 19h e será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, com transmissão pela TV Canção Nova.
A Colina do Encontro está situada no espaço do Parque Eduardo VII. Nela também acontecerão outros eventos centrais da JMJ, entre os dias 1º e 4 de agosto – o Acolhimento do Papa Francisco e a Via-Sacra. O nome foi escolhido por evocar o encontro com Cristo Vivo, principal objetivo da JMJ.
Ele representa também a experiência da Igreja jovem que se encontra em Lisboa e que quer sair ao encontro de todos; o encontro entre Maria e Isabel, verdadeiro encontro entre gerações; e o encontro do Papa São João Paulo II, idealizador da JMJ, com Lisboa, em 1982, no Parque Eduardo VII. Também será neste mesmo local que os jovens irão se encontrar com o Papa Francisco pela primeira vez na JMJ Lisboa 2023.
Os eventos centrais dos dias 5 e 6 de agosto – a Vigília e a Missa de Envio –, por sua vez, acontecem no Campo da Graça. Localizado no Parque Tejo, o nome foi escolhido porque este será o espaço onde os peregrinos irão celebrar, em ação de graças, a Vigília e a Santa Missa.
Além deles, há ainda a Cidade da Alegria, localizada no Jardim Vasco da Gama – Frente de Belém. Nela estão situados o Parque do Perdão, onde há atendimento de confissões e uma capela. A Cidade da Alegria também recebe a Feira Vocacional e diversas atividades do Festival da Juventude. Outras centenas de atrações acontecem em outros pontos da cidade e de municípios próximos.
O Papa Francisco irá a Lisboa, Portugal, em 02 de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude.
Após a oração do Angelus, deste domingo (30/07), o Santo Padre recordou este grande evento juvenil que reúne milhões de jovens de todo o mundo.
Peço-lhes que me acompanhem com a oração na Viagem a Portugal, que farei a partir da próxima quarta-feira, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Tantos jovens, de todos os continentes, experimentarão a alegria do encontro com Deus e com os irmãos, guiados pela Virgem Maria, que, após a anunciação, “levantou-se e partiu apressadamente”. A Ela, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo.
Comments0