ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Entre os encontros com o Senhor que geraram conversão, aquele que teve influência decisiva na história do cristianismo foi, sem dúvida, a conversão de Saulo, o futuro Paulo, apóstolo das gentes, no caminho para Damasco. Foi ali que se deu a mudança radical da sua vida, passando de perseguidor a apóstolo (cf. At 9,3-30; 22,6-11; 26,12-18). Paulo mesmo fala dessa “(…) extraordinária experiência como uma revelação do Filho de Deus, ‘a fim de que eu o tornasse conhecido entre os gentios’” (Gl 1,16).
Por ocasião do Ano Paulino, o Papa Bento XVI, ao falar sobre a conversão de Paulo, destacou que, ao perseguir a Igreja, Saulo perseguiu o próprio Jesus, o qual se identificava com a Igreja. A exclamação do Ressuscitado “Tu persegues-me” transformou a vida de Saulo. Na Carta aos Gálatas, Paulo abriu seu coração e revelou o estímulo mais íntimo da sua vida: “Vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20). Tudo o que Paulo realizou partiu da experiência de ser amado pessoalmente por Jesus: “A sua fé é o ser atingido pelo amor de Jesus Cristo, um amor que o perturba profundamente e o transforma” (Bento XVI, homilia por ocasião do Ano Paulino, 28 de junho de 2008).
Paulo é, portanto, uma testemunha do poder de Jesus Cristo que muda o interior do homem a partir do encontro pessoal com Ele, tornando-o um discípulo e missionário por vocação (cf. Gl 1,15-16). Contemplar a extraordinária conversão de Paulo traz à tona a realidade de que a conversão na maioria dos casos se dá de forma ordinária, principalmente por meio do processo de evangelização; de que a santificação acontece de forma progressiva; e que para atingir a humanidade toda deve-se partir e objetivar a mudança do interior de cada pessoa. Como se atesta na Exortação Apostólica Evangelii nutiandi, não haverá sociedade nova se não houver antes homens novos pelo Batismo e pela vivência segundo o Evangelho (cf.18).
Que cada batizado, a exemplo do apóstolo Paulo, possa fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus e repetir o que diz o Documento de Aparecida: “Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (29). Isso reafirmou o Papa Francisco: “Aqui está a fonte da ação evangelizadora. Porque, se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros?”.
Jesus chama a todos, mas, especialmente ao cristão cabe a missão de dar um testemunho à altura da dignidade de Cristo e de Paulo, seu imitador (cf. 1Cor, 11,1). Deve-se, portanto, perseverar na provação, ler tudo com os olhos da fé e, se for necessário, viver o martírio que lhe for imposto a fim de que se una definitivamente a Cristo.
REFERÊNCIAS
BENTO XVI, Papa. Homilia: celebração das primeiras vésperas da Solenidade
dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo por ocasião da abertura ao Ano Paulino, 28 de junho de 2008. Disponível em vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080628_vespri.html. Acesso em 8 de dezembro de 2022.
CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe. São Paulo: CNBB, Paulus, Paulinas. 2007.
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
JOÃO PAULO II, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Ecclesia In America: sobre o encontro com Jesus Cristo vivo caminho para a conversão, a comunhão e a solidariedade na América. 22 jan. 1999. Disponível em vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_22011999_ecclesia-in-america.html. Acesso em 8 de dezembro de 2022.
PAULO VI, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: sobre o desenvolvimento dos povos. São Paulo: Loyola, 1976.
Comments0