ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Acreditamos em um único Deus, constituído por três Pessoas divinas.
Não é fácil entender que um único Deus possa ser três Pessoas divinas. Obviamente, Deus não é uma criatura como nós, e por isso nunca poderemos compreender a plenitude do seu ser. De qualquer maneira, Ele nos revelou que, sendo um único Deus, também é um Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo.
Você já viu um trevo? São Patrício usava o exemplo do trevo para falar da Trindade: como uma só planta tem três folhas, da mesma maneira, existe um único Deus, mas com três Pessoas.
Esta imagem é útil também para aprender mais sobre a Trindade. Sabemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos Deus, mas que o Pai é diferente do Filho, que, por sua vez, é diferente do Espírito Santo.
O Espírito Santo deriva do amor do Pai e do Filho
O Espírito Santo é uma Pessoa de grande importância na Trindade. Todos os domingos, na Missa, recitamos as palavras do Credo: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.
O que significa dizer que o Espírito Santo “procede” do Pai e do Filho? Significa que o Espírito Santo deriva do amor do Pai e do Filho. Ele é o amor que existe entre o Pai e o Filho.
Pense nos seus pais. Sua mãe ama seu pai, e seu pai ama sua mãe. Desse amor derivam muitas coisas grandes, incluindo você!
Da mesma maneira, o Espírito Santo procede o Pai e do Filho e, sendo o amor entre eles, o Espírito Santo foi enviado para nos ajudar na Terra.
Na Confirmação, recebemos os dons do Espírito Santo: Ele estará conosco para nos ajudar durante a vida inteira!
Como fez com a Igreja na Bíblia, o Espírito Santo está com a Igreja também hoje, para nos guiar e confortar por meio de muitos dons.
Os 7 principais dons que o Espírito Santo nos oferece são: ciência, sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Temos a bênção de poder rezar ao Espírito Santo para lhe pedir estes dons, enquanto procuramos levar uma vida santa.
Quando recebemos o sacramento da Confirmação, somos abençoados pelo Espírito Santo de maneira especial. O Catecismo de Baltimore ensina que a Confirmação “é um sacramento por meio do qual recebemos o Espírito Santo, para nos convertermos em cristãos fortes e perfeitos, e soldados de Jesus” (n. 678).
Portanto, o Espírito Santo foi enviado a nós por Deus Pai e Deus Filho para estar conosco enquanto buscamos praticar as virtudes e resistir às tentações.
Podemos contar com Ele para receber os dons espirituais de que precisamos para perseverar, e podemos rezar-lhe muitas vezes ao dia, dizendo simplesmente: “Vinde, Espírito Santo!”.
Via: Aleteia
Comments0