ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A devoção à Divina Misericórdia respira com dois pulmões: o primeiro é o da confiança; o segundo, das Obras de Misericórdia.
De fato, Jesus disse a Santa Faustina: ?se, por teu intermédio, peço aos homens o culto à minha misericórdia, por tua vez deves ser a primeira a distinguir-te pela confiança na minha misericórdia.
Estou exigindo de ti atos de misericórdia, que devem decorrer do teu amor para comigo. Deves mostrar-te misericordiosa com os outros, sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te. Eu te indico três maneiras de praticar a misericórdia para com o próximo: a primeira é a ação; a segunda, a palavra; e a terceira a oração. Nesses três graus repousa a plenitude da misericórdia, pois constituem uma prova irrefutável do amor por mim. É desse modo que a alma glorifica e honra a minha misericórdia.
Essa imagem deve lembrar as exigências da minha misericórdia, porque mesmo a fé mais forte, de nada serve sem as obras (D. 742). Se a alma não praticar a misericórdia de um ou outro modo, não alcançará a minha no dia do juízo (D. 1317).
Como podemos praticar as obras de Misericórdia? A Igreja nos indica catorze formas pelas quais podemos praticar obras de misericórdia, dividindo-as em corporais e espirituais.
1. Dar de comer a quem tem fome;
2. Dar de beber a quem tem sede;
3. Vestir os nus;
4. Visitar os presos;
5. Visitar os doentes;
6. Enterrar os mortos;
7. Acolher os peregrinos.
1. Dar um conselho;
2. Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
3. Perdoar quem nos ofendeu;
4. Rezar pelos vivos e pelos mortos;
5. Ensinar os ignorantes;
6. Consolar os aflitos;
7. Corrigir os que erram.
Deves mostrar-te misericordiosa com os outros sempre e em qualquer lugar.
Padre Antônio de Aguiar Pereira, SAC
Palotino da Paróquia da Divina Misericórdia RJ
Comments0