ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Uma bela tradição de 280 anos se repetiu no último final de semana: a Festa de Santo Ângelo da Sicília, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes (SP). Realizada na capela dedicada ao santo, os festejos preparados pela comunidade aconteceram nos dias 5 (Dia do Padroeiro) e 6 de maio. A missa da manhã de domingo foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, OCarm.
A comunidade iniciou a preparação para os festejos, como de costume, no feriado do Dia do Trabalho. Um grupo de homens e mulheres se mobilizou para capinação do terreno, limpeza geral da Capela de Santo Ângelo, construída em 1738 pelos carmelitas, e para a preparação dos doces e salgados, que serão vendidos na quermesse. No dia 5 de maio houve recitação do Terço e carreata levando a Bandeira e o Mastro até a Capela de Santo Ângelo. Na chegada foi realizada a Missa Festiva e o Levantamento do Mastro. No domingo, dia 6, além da Missa festiva houve o tradicional almoço e na parte da tarde a procissão seguida de Celebração Eucarística. Na segunda-feira, dia 7, houve a missa de Ação de Graças na intenção de todos os colaboradores.
Frei Gabriel Haamberg, O.Carm., informou que as famílias se prepararam para esta celebração com o novenário, rezado nas casas dos fiéis. “É uma festa muito bonita da religiosidade popular, que une as famílias e mantêm viva a tradição local. Podemos ver muitas graças e bênçãos alcançadas pela intercessão de Santo Ângelo, que é invocado para cura da dor de cabeça”, contou Frei Gabriel. Segundo ele, a festa de Santo Ângelo contou com a participação de quatro a cinco mil fiéis.
Segundo o site “O Diário de Mogi”, o que particulariza a Festa de Santo Ângelo entre as demais é “a resistência à urbanização do entorno de Jundiapeba mantida por famílias antigas que participam das missas no local e da principal atividade anual, a Festa do Padroeiro. Muitos dos filhos e netos desses moradores não residem mais por ali, mas se reúnem em torno do festejo e dos preparativos no cumprimento das tradições deixadas pelas gerações passadas. Além do reencontro dessas pessoas, essa festa celebra o espírito de comunidade”.
A Capela fica na Estrada das Varinhas, no km 49,5, Jundiapeba.
>>> Conheça a história de Santo Ângelo
Preparativos para a festa do Padroeiro. (Fotos: Pascom)
Comments0