ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 9 de agosto, a Igreja celebra o dia de Santa Teresa Benedita da Cruz, também conhecida como Santa Edith Stein, que foi carmelita, filósofa, estudiosa e mártir e é considerada uma das mulheres mais importantes do séc. XX.
A Comunidade do Carmo do Planalto, em Minas Gerais, onde fica a casa de formação da etapa do juniorato da Província Carmelitana de Santo Elias, tem Santa Edith Stein como padroeira conventual e celebraram ontem a Santa Missa em honra da padroeira.
Com transmissão ao vivo pelas redes sociais, a celebração foi presidida pelo Prior Provincial Frei Adailson dos Santos, O.Carm, e concelebrada pelo Frei Jerry Fonseca, O.Carm, e Frei Fernando Bezerra, O.Carm.
Na homilia, Frei Adailson chamou atenção para a história de vida de Santa Edith.
“Edith Stein, judia, filósofa, religiosa, mártir. Todos esses títulos foram incorporados à vida intensa e profunda de Edith Stein. Nenhum deles foi descartado, mas elevado e aprofundado em sua nova perspectiva. O martírio, ocorrido nas câmaras de gás de Auschwitz- Birkenau, por amor a Deus, ao seu povo, à Igreja e a toda a humanidade, revestiram, com um sentido ainda maior, tudo o que foi vivenciado por ela ao longo de sua vida”.
Apontou ainda os ensinamentos que a santa deixou e como ela pode ajudar os fiéis a viverem os tempos atuais.
“Santa Edith buscava em Deus as forças para não deixar ninguém pelo caminho. Sempre buscou e sempre testemunhou com a sua própria vida o amor pelo próximo. Santa Edith Stein nos ensina, de fato, a sermos mais humanos nestes tempos tão difíceis que estamos vivendo, nos ensina a sermos fiéis ao Senhor e a olharmos sempre para a meta que é a Cruz de Cristo, através da paciência, da doação e da entrega.”
E finalizou a homilia, desejando que Santa Edith Stein seja para todos um exemplo de compromisso no exercício da liberdade e na busca pela Verdade, que é o próprio Cristo.
Comments0