ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Missas, novenário, carreatas e transmissões online marcaram a Festa do Carmo em todas as comunidades carmelitanas da Província nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul. Este ano, os festejos promoveram também solidariedade com ações de arrecadação de alimentos durante toda a semana e nas diversas dioceses.
A festa foi inspirada no apelo do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres – “Sempre tereis pobres entre vós” e teve como tema “Festa do Carmo Solidária: alimente a esperança”.
Pela segunda vez, a festa de Nossa Senhora acontece em tempos de pandemia e é neste contexto que as celebrações motivaram a solidariedade com todos aqueles que sofrem por esta realidade.
“Com o coração compadecido pelo flagela que atinge o nosso povo, neste ano de 2021 motivados pela ‘caridade de Cristo que nos impele’ (2Cor 5, 14) colocamos diante do pés de Nossa Mãe e Irmã, além de flores, a oferta generosa de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos às pessoas e famílias que padecem por causa da fome”, partilha o Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.
“Toda a comunidade recolheu alimentos antes das Missas e também no momento do ofertório. Os itens serão doados a famílias carentes e necessitadas. Com a pandemia, aumentou muito o número de pessoas em situação de vulnerabilidade, de extrema pobreza. Nós, como carmelitas, como cristãos católicos, temos que dar o exemplo e um deles é este: matando a fome daqueles que necessitam”, partilhou Frei Marlom Francis, O.Carm.
A novena e as celebrações aconteceram de forma presencial, mas também remota.
Frei Marlom relata que houve uma participação maciça dos fiéis, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária. E as paróquias também deram a oportunidade do acompanhamento de casa, principalmente nos casos dos enfermos e idosos.
“A novena é um caminho de conversão, um itinerário espiritual da nossa fé que vem sendo renovado a cada ano. A festa de um padroeiro da comunidade nos congrega na unidade. Fortalece a nossa fé, é um tempo propício de esperança e de graça”, comenta.
Confira como foram as celebrações em algumas paróquias e comunidades:
Angra dos Reis – Rio de Janeiro
O último dia da novena foi marcado pela entrada triunfal da imagem de Nossa Senhora do Carmo, durante a procissão de entrada, que foi recebida com muita fé e alegria pelos fiéis. No dia 16 de julho, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebrou missas ao longo de todo o dia e a igreja ficou aberta para visitação e homenagens à Nossa Senhora do Carmo.
Vila Kosmos – Rio de Janeiro
Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, também comemoraram o dia dedicado à Padroeira com muita alegria e entusiasmo. Uma das celebrações foi ministrada pelo Cardeal Dom Orani e teve a presença dos beneficiários da Associação Beneficente São Martinho.
Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro – Rio de Janeiro
Com muita festa e animação, os fiéis da Igreja do Carmo da Lapa celebraram a Festa do Carmo com três celebrações ao longo do dia e contou com a participação dos colaboradores da Associação São Martinho.
Basílica Nossa Senhora do Carmo – São Paulo
No dia dedicado à Flor do Carmelo, a Basílica contou com 7 celebrações, sendo a última com a presença de Dom Carlos Lema, bispo auxiliar de São Paulo.
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Mogi das Cruzes
A celebração da padroeira foi celebrada com júbilo e com direito a quermesse no sistema drive thru também na Paróquia do Carmo em Mogi das Cruzes. Com diversas celebrações, a festa foi marcada pela alegria dos presentes, pois ano passado, devido ao decreto, teve que celebrar sem a presença dos fiéis.
Igreja Nossa Senhora do Carmo – ITU/SP
Com quatro celebrações em louvor e honra a Padroeira e Mãe do Carmelo, houve ainda imposições dos escapulários e muitos fiéis e devotos presentes agradecendo a Mãe de Jesus. Após a última celebração, aconteceu também uma procissão pelas ruas da cidade.
Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Carmo – Brasília
Os fiéis do Santuário de Nossa Senhora do Carmo também comemoraram o dia dedicado à Padroeira com muita alegria e entusiasmo. A 5° missa do dia foi celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar.
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Belo Horizonte
A Igreja do Carmo, em Belo Horizonte, contou com seis celebrações e também com a presença de Dom Lourenço Fleichman, OSB. Após a última missa solene, houve procissão nas ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e a presença das crianças vestidas de anjinhos.
Comments0