ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Roma sediou o Congresso Litúrgico Carmelita Internacional, de 16 a 20 de abril . A província Carmelitana de Santo Elias foi representada por Frei Luiz Juliano da Silva, O.Carm. O tema central refletido foi “O papel e a posição da liturgia na Ordem Carmelita”. A missa de abertura foi presidida pelo Prior Geral Frei Fernando Millán Romeral, O.Carm., na manhã do dia 16. O encerramento aconteceu no final da tarde de sexta-feira (20/04), com missa presidida por Dom Filippo Iannone, O.Carm., nomeado no dia 7 de abril presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.
Programação
Na segunda-feira, dia 16 de abril, os temas estudados foram: “A liturgia carmelita: aspectos históricos e mariológicos desde o início até o Concílio de Trento”, proferida por Padre Giovanni Grosso, O.Carm.; e “A liturgia carmelita: percurso histórico-litúrgico desde a sua supressão”, por Padre Edmond Caruana, O.Carm.
Na terça-feira, 17 de abril, houve palestra sobre “A liturgia é pastoral: a fase de ação dos princípios elaborados no Concílio Vaticano II e os desafios de hoje para os carmelitas”, com Padre Giuseppe Midili, O.Car.; “Liturgia e vida fraterna na comunidade, a centralidade da Eucaristia”, com Padre Juan Javier Flores Arcas, OSB; e “O lugar da Liturgia na Ásia”, com Padre Robert Manik O.Carm.
Na quarta-feira, dia 18 de abril, houve atividade externa, com visita à Abadia de Casamari, no município de Veroli.
Na quinta-feira, 19 de abril, Padre Luigi Borriello, OCD, falou aos participantes sobre “A liturgia e a espiritualidade carmelita”; a dra. Donna Orsuto, discorreu sobre “A transmissão da espiritualidade carmelita na liturgia: elementos mistagógicos”; o Padre Desejo Unen Alimange, O.Carm., apresentou “O lugar da Liturgia Carmelitana na África”; e o P. Michael Driscoll, O.Carm., falou sobre “O lugar da Liturgia Carmelita na América Latina e na América do Norte”.
No último dia do Congresso, sexta-feira, 20 de abril, a Irmã Anastasia Cucca, O.Carm:, falou sobre “A liturgia e a Palavra de Deus no Carmelo”; depois o Padre John Keating, O.Carm., apresentou o tema “A liturgia e a formação carmelita”; e o Padre Noel Rosas O.Carm., Secretário Administrativo para a Formação da Ordem, falou sobre “As implicações do programa de treinamento”. Por fim, os participantes ouviram a palestra de Dom Filippo Iannone, O.Carm., que discorreu sobre “A visão litúrgica no pós-Concílio na Igreja e na Ordem”, também à luz da sua experiência pessoal.
Fonte: CITOC Notícias
Fotos: Transmissão YouTube
Comments0