ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Ordem Terceira do Carmo (OTC) é composta por leigos carmelitas que pela graça batismal e pela profissão na Ordem, são chamados por Deus a exercer de um modo peculiar sua missão sacerdotal, profética e real na Igreja e a ser fermento cristão nas atividades temporais, nas quais estão profundamente envolvidos.
Para entrar na OTC, em qualquer Sodalício, é necessário ser batizado e católico praticante. Não pode pertencer a outra Ordem Religiosa e precisa estar ciente das obrigações para com o Sodalício. “É necessário, também, estar ciente de que ser carmelita de OTC não é estar numa pastoral, movimento ou associação religiosa paroquial. Ser carmelita é cumprir a Regra de Vida e ter em mente que pertence à Ordem do Carmo, que tem como superior o Prior Geral da Ordem e o Prior Provincial”, explicou Ir. Paulo Daher.
Segundo ele, uma pessoa que sinta-se chamada a ingressar na OTC deve procurar um irmão ou irmã que o apresente ao Sodalício ou ter a iniciativa de procurar o Prior ou algum irmão do Conselho do Sodalício, que o orientará. É necessário, ainda, que o candidato tenha uma carta de apresentação do pároco ou de algum padre que ateste a sua idoneidade.
“A formação na Ordem Terceira, de acordo com a Regra de Vida e com os Estatutos dos diversos Sodalícios, se dá em cinco anos assim distribuídos: Postulantado, 12 meses; Noviciado, 12 meses; Profissão Provisória por 03 anos, e Profissão Perpétua ao fim do 3º ano da Profissão Provisória”, explicou Daher.
Sempre ao final de uma etapa, em rito próprio, acontece a cerimônia de passagem para a etapa seguinte. Ao final do terceiro ano de Profissão Provisória, o irmão ou a irmã, faz sua Profissão Perpétua, onde emite os votos de obediência, pobreza e castidade, segundo o estado de vida a que pertence. Os conteúdos, para cada etapa de formação, estão reunidos num Caderno de Formação que cada Sodalício possui e que serve de parâmetro para o Formador e sua equipe.
“Entrei para a Ordem Terceira para viver mais de perto essa espiritualidade tão bonita e profunda, pois temos no Profeta Elias um Pai Espiritual que nos conduz a zelar pelas coisas de Deus e a sermos imitadores do seu profetismo; temos em Maria, Mãe e Irmã dos Carmelitas, o modelo e inspiração que nos aponta Jesus. Tudo isso me atraiu para o Carmelo. ‘Ser’ carmelita é um estilo de vida, por isso não ‘estou’ na OTC. Estar é um estado passageiro, mas ‘ser’ é abraçar de corpo e alma o estilo de vida do Carmelo; viver na oração e no serviço, no seguimento a Jesus Cristo, a viver em Seu obséquio, sendo obediente ao que Maria diz em Caná: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2 , 5)”, testemunhou Ir. Paulo Daher.
Comments0