ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
CAMINHANDO PARA A PÁSCOA
Ainda vivemos a Quaresma e caminhamos rumo à Páscoa do Senhor. A Páscoa é a ressurreição de Jesus, sua vitória sobre o pecado e a morte e, diante disso, não podemos viver mais como vivíamos antes, tristes e de cabeça baixa. Tendo isso em conta, o Papa nos dá alguns conselhos para bem vivermos a felicidade em nossas vidas. Os conselhos vêm a seguir.
1- VIVER E DEIXAR VIVER, PRIMEIRO PASSO PARA A FELICIDADE
O Papa conta que os romanos têm um ditado e podemos levá-lo em consideração para explicar: “Vá em frente e deixe as pessoas irem junto”. Viva e deixe viver. Ganhamos vida com a vida de Cristo, Ele nos estende a mão e nos chama da escuridão para a luz. A vida é dom, é graça.
2- DOAR-SE AOS OUTROS E NÃO DEIXAR O CORAÇÃO ADORMECER
“Se alguém fica estagnado, corre o risco de ser egoísta. E água parada é a primeira a ser corrompida”, diz o Papa. Ou seja, precisamos exercer nosso chamado de ser sal da Terra e luz do mundo.
3- MOVER-SE COM HUMILDADE E BENEVOLÊNCIA ENTRE AS PESSOAS E SITUAÇÕES
O Papa usa o termo “remansadamente” de um clássico de literatura: “No [romance] Dom segundo sombra há uma coisa muito linda, de alguém que relê a sua vida. Diz que enquanto jovem era uma corrente rochosa que levava à frente. Quando adulto era um rio que andava para a frente. E na velhice se sentia em movimento, mas remansado”. O Santo Padre utiliza a imagem do poeta para se apropriar desse termo (remansado). Destaca a capacidade de se mover com benevolência e humildade, o remanso da vida. Convida-nos a viver dessa forma, pedindo a graça dessas virtudes para viver bem.
4- PRESERVAR O TEMPO LIVRE COM UMA SADIA CULTURA DO ÓCIO
O consumismo nos levou a perder a cultura do ócio e, por isso, deixamos de desfrutar de uma boa leitura, da arte, das brincadeiras com as crianças. O Papa confessou que em Buenos Aires, quando via uma mãe, perguntava quantos filhos ela tinha. Dizia que brincar com as crianças é a chave, uma cultura sã. Isso é difícil, os pais vão trabalhar e voltam às vezes quando os filhos dormem.
5- DOMINGO, DIA DA FAMÍLIA!
Certa vez, conta o Papa que se reuniu com alguns jovens trabalhadores num domingo para tratar de trabalhos e eles reclamaram que “domingo é dia da família”, isso o comoveu. Sendo assim, domingo é dia de aproveitar a família.
6- AJUDAR OS JOVENS A CONSEGUIR EMPREGOS DE FORMA CRIATIVA
Temos que ser criativos com esse desafio, diz o Papa. Se faltam oportunidades aos jovens, eles vão para as drogas. O índice de suicídio de jovens que não têm trabalho é elevado. Não basta dar-lhes de comer, há que inventar cursos de um ano de canalizador, eletricista, costureiro. A dignidade leva o pão para a casa, afirma.
7- CUIDAR E AMAR A CRIAÇÃO
A natureza é criação e precisamos cuidar dela, enxergar o Criador na criação. Esse é um grande desafio, afirma o Papa.
8- ESQUECER-SE RAPIDAMENTE DO NEGATIVO QUE AFETA A VIDA
A necessidade de falar mal de alguém indica baixa autoestima, diz o Papa. É como dizer “Sinto-me tão baixo que preciso subir, rebaixando o outro”. Precisamos, segundo Francisco, esquecermo-nos do negativo que nos circunda e focar o que é bom e vem de Deus.
9- RESPEITAR OS PENSAMENTOS DOS OUTROS
Podemos inquietar o outro com o testemunho para que progrida com a comunicação. Para o Papa, o proselitismo religioso paralisa. “Eu converso contigo para te convencer. Com isso, cada um dialoga sobre sua identidade, sem interesse em convencer. A Igreja cresce por atração e não por proselitismo”, afirma.
10- BUSCAR A PAZ É UM COMPROMISSO
Vivemos em um mundo cheio de guerras e divisões. Aquele que se compromete com a paz, para o Pontífice, encontra o sentido da vida e da fé.
INTENÇÕES DO PAPA PARA O MÊS DE MARÇO
Pelas vítimas de abusos
Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.
Comments0