ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A palavra “anamnese” provém do grego e significa trazer de novo à memória, recordação, reminiscência. Na liturgia católica ela se aplica na recordação perfeita e viva dos acontecimentos centrais da fé cristã: o nascimento de Jesus, a vida pública, o anúncio da Boa-nova, a paixão, a ressurreição, as aparições, a ascensão e todas as coisas que Ele fez e ensinou enquanto conviveu com os apóstolos. Tudo isso é feito em obediência ao mandato recebido de Cristo Senhor e por sua graça.
A Instrução geral do missal romano esclarece bem o sentido da anamnese: “Em obediência ao mandato, recebido de Cristo Senhor através dos Apóstolos, a Igreja celebra a memória do mesmo Cristo, recordando de modo particular a sua bem-aventurada paixão, gloriosa ressurreição e ascensão aos Céus” (cf. IGMR 79, e).
Esclarece também que no memorial a Igreja oferece a Deus Pai, no Espírito Santo, a hóstia imaculada. Seu desejo é que os fiéis não somente ofereçam a hóstia imaculada, mas aprendam a oferecer-se também a si mesmos e, por Cristo mediador, esforcem-se por realizar de dia para dia a unidade perfeita com Deus e entre si, até que finalmente Deus seja tudo em todos (cf. IGMR 79, f).
Para exemplificar, destacamos a anamnese e a oblação da Oração Eucarística II: “Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir”.
Valdeci Toledo
Texto adaptado da edição de agosto da Revista Ave Maria. Para ler os conteúdos na íntegra, clique aqui e assine.
Comments0