ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Ter o meu primeiro livro publicado no mês em que a Editora Ave-Maria completa 126 anos é motivo de gratidão a Deus. Quando criança, a minha primeira Bíblia foi da Ave-Maria. Já li muitos livros dessa editora e com ela aprendi a importância de não só ler a Palavra de Deus, mas vivenciar o Evangelho para que outras pessoas também experimentem seu amor. Eu só não imaginava que, algumas décadas depois, publicaria meu próprio livro nessa renomada editora pela qual tenho profundo respeito e admiração. Não estava nos meus planos, mas, estava nos de Deus!
Apresento a vocês o livro Coroinha, um chamado especial. Essa obra foi escrita especialmente para os coroinhas, cerimoniários, coordenadores de coroinhas/cerimoniários e seus familiares.
Ele traz profundas reflexões sobre servir o altar. Ser coroinha é muito mais do que servi-lo, é estar perto de Jesus eucarístico, ser seu amigo, sendo guardião da Eucaristia e dando continuidade à missão de São Tarcísio. Ser coordenador(a) é não só fazer escalas, é transmitir aos outros o amor por Jesus por meio do testemunho de vida e de uma liderança orante e ativa.
Qual o objetivo da obra? Destacar a importância dessa missão pastoral. O altar é um lugar sagrado e nossa missão deve ser exercida com respeito e amor pela Eucaristia e pela Palavra de Deus.
Por meio de uma leitura leve, você é convidado(a) a refletir sobre esse chamado especial, sobre como é precioso estar perto de Jesus, ser seu amigo, ter intimidade, servir na santa Missa, buscar os sacramentos, discernir a vocação e muitos outros temas. De maneira objetiva, desperta também a visão do papel da coordenação para a missão, visão e propósitos da pastoral, bem como a necessidade do planejamento pastoral, elaboração de roteiros de formações e estratégias assertivas de evangelização.
Depois de muitas conversas on-line com diversos coordenadores paroquiais de coroinhas do Brasil, dos Estados Unidos e da Colômbia, foram muitos os pedidos para que eu partilhasse a minha vivência pastoral. Eles sempre me perguntavam a mesma coisa: “Virei coordenador(a), e agora? Qual o primeiro passo?”. Enfim, ninguém chega às nossas vidas por acaso. A cada criança ou adolescente, Deus tem um propósito e a vida só faz sentido se for partilhada. Uma escrita fácil para todas as idades traduziu o que trago no meu coração, que é uma experiência marcante de amar e servir com alegria.
Que ao ler esse livro, você seja animado(a), pela força do Espírito Santo, a permanecer firme na missão que o Senhor lhe confiou e ter a convicção de que quem ama quer estar sempre por perto. O melhor lugar para estarmos é perto de Jesus eucarístico. Se, por algum motivo, essa matéria ou esse livro chegou até você, faça a leitura e deixe Deus falar ao seu coração!
“Uma só coisa é necessária: estar sempre perto de Jesus!” (São Pio de Pietrelcina)
Comments0