ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Oração Inicial: Espirito Santo.
Vimos que a festa da vinda do Espirito Santo é chamada a festa de Pentecostes.
Recebemos do Espirito Santo de Deus os dons, ele quem dá o animo em nossa vida, ele quem nos ilumina nas decisões.
Depois da festa de Pentecostes, nesse domingo de 19/06/11 foi festejada a festa da Santíssima trindade, na celebração o padre nos mostrou que nosso Deus é uno e trino, ou seja, um só Deus em três pessoas. Nosso Deus misericordioso que enviou seu filho para nos salvar e seu Espírito Santo para nos proteger.
Quem sabe o que celebramos nessa quinta-feira 23/06/11? Não é um simples feriado prolongado, Após essas duas festas de Pentecostes e Santíssima Trindade, chegamos a celebração em que tomamos ciência da comunhão de Cristo conosco, nós somos um só em carne e espírito de Deus.
Essa festa é conhecida como Corpus Christi; Cropo de Cristo.
Onde o Corpo de Cristo está presente? Na Hóstia Consagrada, quando comungamos a hóstia, estamos permitindo que Deus se faça um conosco, esteja em comum união conosco!
As partes mais importantes da missa é a consagração da hóstia e a comunhão dela. Para quem não está preparado a receber a hóstia, também recebe a comunhão na missa, dizemos que recebe a comunhão da palavra, quando é lido o evangelho.
Na missa a atenção é essencial, pois para comungarmos tanto da palavra quanto da eucaristia, é necessário estar em sintonia com Deus, para isso precisamos silenciar nosso coração e permitir que a missa que participamos seja parte da nossa semana.
“Fim de Semana sem Missa = Semana sem graça”.
Na Festa de Corpus Christi, A hóstia consagrada é exposta para que nós fiéis façamos pedidos a Deus, lembrando sempre de sua misericórdia para conosco, quando Ele se dá “Este é meu corpo e Sangue”.
O Ostensório onde a hóstia consagrada é exposta, é uma peça de ourivesaria (trabalhada em ouro, sinal de luz de Cristo Rei em nossa vida).
O padre, realiza a Transubstanciação na missa que significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do corpo e sangue de Jesus Cristo.
Para segurar o Ostensório é utilizado um pano chamado de “Coporal” em sinal de respeito e veneração à Cristo que está realmente presente na Eucaristia.
Na hóstia é gravado JHS, que significa Jesus Salvador da Humanidade.
A transubstanciação do pão em Corpo de Cristo, na missa de canonização do Frei Galvão, em 11 de maio de 2007.
Nós utilizamos o pãozinho benzido na missa, para todos que ainda não fizeram a catequese para receber a Eucaristia.
Os adultos que já fizeram a primeira Eucaristia, podem comungar, porém somente depois da confissão que deve ser no mínimo uma vez por ano na Páscoa.
Questões Corpus Christi:
1) Quando é celebrado Corpus Christi ?
Resposta: Após as festas de Pentecostes e Santíssima Trindade.
2) O que significa Corpus Christi ?
Resposta: Significa Corpo de Cristo
3) Qual o nome da transformação de pão e vinho em corpo e sangue do Senhor?
Resposta: Transubstanciação
4) Quando ocorre a transubstanciação ?
Resposta: Em toda celebração Eucarística
5) Quem pode comungar ?
Respostas: Todos que fizeram Catequese, Primeira Comunhão e confessam pelo menos uma vez ao ano.
6) O que é Ostensório ?
Resposta: onde a hóstia consagrada é exposta.
7) Porque o Ostensório é feito com partes de Ouro ?
Resposta: sinal de luz de Cristo Rei em nossa vida
8) Quando a hóstia é consagrada, quem se encontra realmente presente nela?
Resposta: Cristo
9) O que significa JHS gravado na hóstia?
Resposta: Significa Jesus Salvador da Humanidade
10)Quais as partes mais importantes da missa?
Resposta: Consagração da Eucaristia e Comunhão da Eucaristia e da Palavra.
Comments0