ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Em vista da desintegração universal, qual não deve ser a santidade de vida e piedade de vocês enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Neste dia, ardendo em chamas, os céus se dissolverão e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova Terra, onde habitará a justiça. Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. Considerem que a paciência de Deus para conosco tem em vista a nossa salvação, conforme escreveu para vocês o nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada. Em todas as suas cartas ele fala disso. É verdade que nelas há alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes distorcem, como fazem com as demais Escrituras, para a sua própria perdição. Assim, queridos irmãos, avisados como estão, tomem cuidado para que esses ímpios não os enganem, arrastando-os para que vocês percam a firmeza e caiam. Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador. A Ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!” (2Pd 3,11-18)
Todos nós somos necessitados de aprender sempre mais o que é viver, crer, amar e como viver a plenitude da vida, crer com toda sinceridade e compromisso, amar realizando a nossa vocação e missão.
Todos somos aprendizes da arte de viver, de crer, de amar e nunca estaremos plenos, pois o mistério é infinito.
Cada ano é oportunidade de revisar a vida e planejar o caminho a seguir para que estejamos sempre crescendo na arte de viver, de crer, de amar. Jesus é o nosso único e verdadeiro Mestre. Nas palavras do apóstolo São Pedro fica para todos nós um projeto pessoal e comunitário de vida: crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.
Se quisermos viver uma vida plena, com verdadeiro sentido, sigamos Jesus, o caminho, a verdade, a vida. Sem Ele nossa vida é reduzida, escurecida, esvazia-se de sentido.
Para isso é preciso ter humildade para reconhecer quão pequenos somos e quanto precisamos aprender sempre. É preciso coragem para tomar novas decisões para ir aprendendo sempre mais além de nossas impressões ou ideias. É preciso também ter paciência para reconhecer que tudo necessita de tempo para aprender, praticar, assumir como vida própria a vida na sua integridade.
Jamais podemos viver a vida plenamente, em todas as suas dimensões, sem acolher o Espírito Santo que Jesus enviou sobre a Igreja para continuarmos o caminho que Ele nos ensina. Invoquemos permanentemente e de maneira pessoal, consciente, o Espírito Santo que habita em nós desde o nosso Batismo. Que Ele, hóspede de nossa alma, de nosso coração, encontre em nós acolhida, amor e deixemos que nos conduza.
Essa bela oração ao Espírito Santo, do Papa são Paulo VI, é um modelo e contém em si um programa de conhecimento para crescer na graça de Cristo. Seja um suporte para nossa vida hoje e sempre. Façamos dessa oração um caminho a ser percorrido e assim iremos crescer sempre mais na graça e no conhecimento de Cristo.
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja!
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus!
Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos!
Um coração grande e forte para superar todas provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa!
Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai. Amém.
Comments0