ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Neste mês, festejamos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, declarada assim pelo Papa Pio XI em 16 de julho de 1930.
O santo Evangelho nos lembra do primeiro milagre de Jesus diante de um pedido de sua mãe santíssima na festa de casamento em Caná da Galileia, em que o Mestre estava presente com Nossa Senhora e com seus discípulos. Jesus transformou a água em bom vinho. O pedido de Nossa Senhora nos mostra que ela continua a interceder por nós e pelo nosso Brasil.
Reconhecemos Nosso Senhor diante dos homens quando rezamos. Não se trata apenas daquelas preces da manhã, da noite e de antes das refeições, que fazemos com nossos familiares, além do Terço do Rosário de Nossa Senhora; há outro tipo de oração, que começou quando fomos batizados.
Pelo Batismo fomos consagrados ao Senhor e passamos a pertencer ao corpo místico de Cristo. A partir daí somos membros de sua Igreja e tudo o que fazemos – menos o pecado – é oração. Se é assim, temos um motivo a mais para realizar nosso trabalho, que faz parte de nossa missão, da melhor forma possível. Pouco nos importa se estão nos vendo ou não, pois o Senhor, para quem trabalhamos, vê e acompanha-nos com sua graça para que esse tipo de oração seja um sacrifício espiritual a Ele oferecido. Deus o recebe e aplica-o a quem quiser. Podemos também, é claro, oferecer aquela tarefa que estamos a fazer pelas missões, pela Igreja perseguida, pelo Papa ou por algum doente, como fizeram tantos santos e santas.
Que vivamos com fé ardente este mês abençoado por Maria e que pela sua intercessão alcancemos os bens eternos. Maria, Mãe da Igreja, Padroeira do Brasil, rogai por nós, que recorremos a vós.
Em 1717, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso encontraram no rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Sua devoção teve origem no humilde oratório a ela construído. Logo o oratório tornou-se pequeno para acolher os devotos; construiu-se, então, uma capelinha (1743), que se transformou em igreja e depois em basílica, tão grande era o número de devotos vindo do Brasil inteiro para louvar a mãe de Deus. Em 1980, João Paulo II, por ocasião de sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica Nacional de Aparecida (SP).
Comments0