ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Voltado aos agentes pastorais, formação visa motivar o potencial criativo para que as atividades desenvolvidas nas turmas de catequese, crisma e grupos de jovens sejam mais proveitosas
É verdade que a linguagem verbal é fundamental para que os catequistas consigam compartilhar as bases da fé cristã com as crianças e os jovens. No entanto, há outras ferramentas importantes que devem ser consideradas na metodologia do ensino religioso. Isso porque a catequese deve englobar a linguagem humana como um todo, porque necessita gerar relação, educar, informar e, sobretudo, transformar.
Pensando nisso, o Centro Cultural PIME, ligado à entidade católica Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), desenvolveu um curso que visa apresentar diversas técnicas para tornar a comunicação de conteúdos ainda mais eficaz. Com início no dia 18 de agosto, o curso “A criatividade e o agir catequético – uma proposta de formação para agentes de pastoral” acontecerá na sede do PIME na capital paulista, próxima à estação de metrô Ana Rosa.
Planejado desde o início em parceria com membros da Animação Biblio-Catequética da Arquidiocese de São Paulo, o intuito do curso é ajudar os catequistas a aproveitarem tudo o que eles são, criando um “espaço humano” em que floresce a experiência do sentido, ou seja, da fé. “Elaboramos essa formação com muito cuidado porque sabemos que a catequese não consiste primariamente em uma “entrega” de conteúdos, mas numa maneira de se relacionar em que o sentido cristão da Vida é ao mesmo tempo oferecido e compartilhado”, explica o padre Massimo Casaro, missionário italiano que organizou o curso.
Segundo ele, se a fé é uma experiência, e a catequese uma maneira tipicamente cristã de se relacionar, então a primeira e insubstituível ‘ferramenta’ é o próprio catequista, daí a importância de que ele entenda seus pontos fortes, mas também suas limitações.
“O catequista alcança o seu objetivo se souber aproveitar de si mesmo como crente e como ser humano. Por isso, o curso acompanha os catequistas na descoberta de suas características específicas para que sejam melhor aproveitadas no relacionamento com os jovens”, ressalta.
Todo este percurso terá duração de 8 encontros semanais, de 4 horas cada, sempre aos sábados, das 14h às 18h. A programação inclui 4 módulos, onde serão trabalhados diversos pontos-chave, tais como expressão corporal e artística, técnicas para contação de estórias, produção criativa, entre outros.
SERVIÇO
Curso: A criatividade e o agir catequético – uma proposta de formação para agentes de pastoral
Local: Centro Cultural PIME
Endereço: Rua Joaquim Távora, 686 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Horário: das 14h às 18h
Encontros: agosto (dia 18), setembro (dias 1º, 15, 22, 29), outubro (dias 6, 20 e 27) e novembro (dia 10)
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas e podem ser feitas das seguintes formas:
> E-mail: contato@seretranscender.com.br
> Telefone: (11) 5575-3474
> ou pelo site: https://www.editoramundoemissao.com.br/loja/a-criatividade-e-o-agir-catequetico/
PROGRAMAÇÃO
Primeiro módulo
18 de agosto: A CATEQUESE COMO TESTEMUNHO – O processo criativo
Duração: Um encontro de 4 horas
Segundo módulo
A FERRAMENTA HUMANA
Duração: Dois encontros, de 4 horas cada
01 de setembro: O Corpo
15 de setembro: A Voz
Terceiro módulo
A EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Duração: Quatro encontros, de 4 horas cada
22 de setembro: Contação de estórias
29 de setembro: O significado catequético da Arte (Ler nº183 Doc. 107 da CNBB)
06 de outubro: Corpo em movimento:
? Teatro/improvisação
? Dança-teatro
20 de outubro: Registro e comunicação da experiência
Quarto módulo: PRODUÇÃO CRIATIVA | Conclusão
Duração: Um encontro de 4 horas
27 de outubro: para a 1ª metade da turma;
10 de novembro: para a 2ª metade da turma.
Assista ao vídeo em que o idealizador do curso, padre Massimo Casaro (PIME), explica como será a metodologia:
https://www.facebook.com/missaojovemjornal/videos/2174670055940148/
Comments0