ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Em Teresina (PI) um grupo de 30 pessoas em situação de rua, sendo 24 homens e 4 mulheres, tem agora uma fonte de renda e de esperança que responde pelo nome de “Andarilho”. Trata-se da marca de chinelos e camisetas que eles próprios criaram a partir de oficinas teóricas e práticas, realizadas de 7 de outubro de 2019 a 24 de janeiro de 2020. Além da produção, os alunos receberam noções de gestão empreendedora, comercialização dos produtos e vendas no comércio de Teresina (PI). Ao final do projeto, montaram a sua própria fábrica de produção de chinelos e estamparia e a batizaram de “Andarilho”.
A ação, coordenada pela Associação Beneficente São Paulo Apostolo (Abespa), foi um dos 238 projetos no Brasil que recebeu recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), oriundos do gesto de caridade da Campanha da Fraternidade (CF) de 2019 colocado em prática com a Coleta da Solidariedade, realizada no domingo de Ramos. O tema da CF daquele ano foi: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema bíblico, extraído de Lucas 10, 33 e 334, foi: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
O objetivo do projeto, segundo João Paulo Carvalho e Silva, responsável pela Abespa, foi capacitar 30 pessoas em situação de rua no curso de produção de chinelos. O apoio do FNS permitiu à Abespa adquirir uma máquina de chinelos e outra de estamparia de chinelos, que também serve para estampar camisas. Segundo ele, além de chinelos, o curso também produziu camisas estampadas, aproveitando a outra função da máquina.
O diretor da Abespa conta também que o projeto contou com uma parte teórica com aprofundamento de temas como Formação para Ética e Cidadania, Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal, Noções de Saúde e Segurança do Trabalho e Empreendedorismo, e a parte prática de confecção e personalização de chinelos e camisas.
Associação buscou o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas (Sebrae-PI) para a realização de uma oficina de empreendedorismo e do curso de Confecção e Designer do Instituto Federal do Piauí, que desenvolveu uma oficina de designer de chinelos com os alunos.
“No encerramento do curso, os participantes montaram uma linha de produção para confeccionar chinelos e camisas personalizadas, com uma logomarca batizada como como ‘Andarilho’”, informa João Paulo. Ele conta que o que motivou a implantação do projeto foi o fato de que as pessoas em situação de rua, que participam das atividades da Abespa, já circularem pelo centro de Teresina, local de intenso comércio e grande fluxo de consumidores.
“Identificamos que produzir chinelos e camisas personalizadas para serem vendidas por nossos beneficiários nas ruas do centro de Teresina seria uma oportunidade de gerar renda para esta população de rua. Capacitamos as pessoas em situação de rua para gerar renda, a partir do seu próprio trabalho, utilizando os meios de produção (máquinas e insumos) adquiridos pelo projeto”, afirmou.
A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.
Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.
Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas dos projetos, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo site: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça, Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).
Fonte: CNBB
Comments0